Sisu 2019: cursos de licenciatura da UFSJ estão entre os melhores do país

Publicada em 25/01/2019

A vocação da UFSJ em formar professores é consolidada e reconhecida a cada ano. Os cursos de licenciatura da Universidade estão entre os melhores do país, sendo pontuados com notas máximas em diferentes processos de avaliação. Uma delas foi a edição do Guia do Estudante 2018, publicação que analisa os cursos superiores de instituições de todo o país, na qual diversas graduações nesta modalidade receberam o quantitativo máximo de cinco estrelas.

Os cursos de licenciatura da UFSJ são oferecidos em São João del-Rei, tendo aulas ministradas em um dos três campi disponíveis na cidade.

Conheça abaixo um pouco mais sobre algumas destas graduações que formam profissionais que dedicarão seus conhecimentos ao ofício de ensinar.

Pedagogia

A excelência da UFSJ na formação de professores se evidencia também na capacitação do profissional de educação: o Pedagogo. Este profissional é preparado para a docência na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O aluno é qualificado ainda para atuar na gestão pedagógica de uma instituição, atividades que integram o planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos sistemas de ensino e dos processos educativos formais e não-formais.

A licenciatura em Pedagogia da UFSJ possui conceito alto não só no Guia do Estudante, mas também recebeu o conceito máximo 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2017 (Enade).

A estudante Franciela Ferreira conta que o bom desempenho da universidade em avaliações influenciou a escolha pelo curso de Pedagogia da UFSJ. “Quando conheci a UFSJ fiquei muito interessada pela cidade e pela universidade em si e, pesquisando no site, vi também sobre a nota do curso e as linhas de pesquisa”.

Já a aluna Carolina Moreira, destaca a estrutura oferecida pelo curso. “Tenho muito a elogiar sobre a estrutura física, tecnologias dispostas para auxílio dos alunos, professores capacitados e dedicados à nossa formação, além dos funcionários dispostos a ajudar sempre. Considero ainda que, nas atividades desenvolvidas, poderiam ser utilizadas outras outras áreas físicas dos campi e haver uma integração maior entre os cursos”.

A graduação em Pedagogia é oferecida à noite, tendo sua conclusão prevista em um período mínimo de três anos. As informações sobre o curso de Pedagogia da UFSJ estão disponíveis neste link: ufsj.edu.br/coped

Filosofia

O curso de Filosofia forma o professor que estará apto a ministrar seus conhecimentos aos alunos da educação básica, além de desenvolver projetos de ensino em instituições não-educacionais. O curso exige do aluno a participação em disciplinas eletivas e também em atividades acadêmicas, científicas e culturais que contribuem para sua formação como professor.

Bacharelado: O bacharelado em Filosofia da UFSJ capacita o profissional a realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção filosófica existente. Também pode atuar em atividades de assessoria e consultoria, formulação e proposição de projetos culturais, técnicos e científicos.

Criado em 1954, a história do curso de Filosofia se mistura com a da própria universidade. Em 2018, as graduações em licenciatura e bacharelado tiveram os projetos pedagógicos reformulados, trazendo contribuições para a formação dos alunos. O curso tem duração mínima de quatro anos e é oferecido no turno da noite.

Acesse o site do curso e obtenha mais informações.

Geografia

A formação em Geografia da UFSJ habilita o profissional a atuar no ensino dos conhecimentos sobre o espaço geográfico, apresentando aos alunos a importância da relação com meio. Concluída em três anos e oferecida no período noturno, a licenciatura em Geografia busca ainda interagir com outras áreas afins, qualificando os estudantes para as diferentes demandas sociais no âmbito da educação e da produção de conhecimento.

Bacharelado: O curso também oferece a modalidade bacharelado, no período integral, que capacita o aluno a exercer a profissão de geógrafo. A diversidade das atividades que podem ser desempenhadas por este profissional abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho. Entre as áreas de atuação estão: a elaboração de estudos e pesquisas para o planejamento e organização do espaço, planos de manejo de uso do solo e das bacias hidrográficas, pesquisas climáticas e geomorfológicas de planos diretores urbanos e regionais, entre outras.

Para conhecer detalhes sobre o curso de Geografia, clique ufsj.edu.br/cogeo.

Matemática

A licenciatura em Matemática da UFSJ está voltada à formação de profissionais para o ensino da disciplina nos níveis fundamental e médio. Como destaque, a universidade enfatiza a participação crítica e a autonomia do aluno, tendo como eixo orientador o papel da matemática na construção da cidadania.

Com conclusão em quatro anos, o curso é ministrado no período noturno. Mais informações sobre a licenciatura em matemática podem ser acessadas neste link: ufsj.edu.br/comat.

História

A capacitação de professores de História, ministrada pela UFSJ, visa à habilitação de profissionais que dominem as formas de produção e difusão do conhecimento histórico. O pensamento crítico e o desenvolvimento de investigações acadêmicas no campo do ensino recebem destaque no conteúdo ministrado pela universidade, voltado à formação plena do historiador em suas diversas áreas de atuação.

Bacharelado: A UFSJ também disponibiliza bacharelado em História. Os profissionais formados podem atuar em institutos de pesquisa, prestação de assessorias culturais e políticas, pesquisas ligadas ao patrimônio artístico e cultural e museus, organização de arquivos e acervos, entre outras possibilidades. A grade curricular mistura conteúdos básicos e complementares que capacitam o aluno para o exercício do ofício de historiador nas diversas áreas de sua atuação.

O curso de História é oferecido no período noturno. Para a modalidade licenciatura, são até quatro anos para concluir os estudos. Já para o curso de bacharelado, o tempo mínimo para formatura é de três anos. Para saber detalhes sobre esta graduação, basta clicar no link ufsj.edu.br/cohis.

Para conhecer mais sobre as licenciaturas em Física, Química e Biologia, veja aqui matéria anterior publicada no site de notícias da UFSJ.