UFSJ, excelência no estudo das Artes e da Cultura locais

Publicada em 25/01/2019

A UFSJ se prepara para receber de braços abertos as suas novas turmas de graduação. A partir de 28 de janeiro, os resultados do Sisu serão conhecidos, definindo assim a classificação da primeira etapa do processo. De acordo com seu interesse, a(o) aluna(o) pode optar por um dos 47 cursos oferecidos pela universidade, que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento.

Em São João del-Rei, cada estudante tem a oportunidade de absorver a rica e diversa cultura local, construída ao longo de três séculos de história. A cidade em si é um prato cheio para quem se dedica ao estudo das artes, da cultura e também da urbanidade. Este é o caso dos cursos de Teatro, Música, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Letras.

O aprendizado na Universidade não abrange somente a sala de aula. Os ingressantes têm a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento acerca da área escolhida por meio de teoria e prática, que se complementam entre sala de aula e vivência em comunidade.

Esse modelo está baseado no tripé do ensino, pesquisa e extensão. Em São João del-Rei, é possível enriquecer o repertório cultural com as construções do século XVII e as múltiplas expressões populares promovidas na cidade, o que atrai principalmente os estudantes da área de Arte, Cultura e Urbanidades.

A avaliação feita pelo portal Guia do Estudante classificou a licenciatura em Teatro da UFSJ como um curso cinco estrelas, ao lado de nove outros. Os cursos de Letras e Comunicação Social foram avaliados com quatro estrelas, ao lado de outros 16 .

Com 30 vagas oferecidas a cada semestre, o curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais concorridos durante o SiSU. No ano passado, cada vaga foi disputada por 33 candidatos. São 30 vagas também para as Artes Aplicadas. A principal particularidade deste curso é ser o único em todo país com ênfase nos estudos com cerâmica.

São 50 as vagas para Teatro, divididas igualmente entre a licenciatura e o bacharelado. Já a graduação em Música oferta 40 vagas anuais, definidas por meio de um vestibular próprio. Ao todo, a UFSJ oferece 70 vagas para Letras, sendo 40 destinadas à licenciatura Língua Portuguesa, e as restantes à licenciatura em Língua Inglesa. O curso de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo Cultural recebe anualmente uma nova turma de 50 estudantes.