Inclusão digital maluquinha

Publicada em 29/01/2019

Alunos da rede estadual de São João del-Rei recebem certificados do Byte Maluquinho

Educação em Informática, com vistas à inclusão digital para um futuro melhor. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Byte Maluquinho – inclusão digital de alunos de uma escola estadual de São João del-Rei”. De acordo com essa proposta, estudantes da Escola Estadual Tomé Portes del-Rei receberam, no dia 7 de dezembro, os certificados do Curso de Informática Básica. A solenidade foi presidida pelo diretor da Escola, professor Diorge Juliano Silva, e prestigiada pelas colaboradoras, bolsista, voluntários e comunidade escolar - professores e familiares dos alunos vieram festejar mais uma conquista de formação proveniente do projeto.

O curso foi uma das ações extensionistas realizadas durante o ano passado, as quais vão além das aulas de Informática em sala. No mês de junho, alunos do projeto visitaram os laboratórios do curso de Ciência da Computação da UFSJ, quando puderam “trocar experiências” com os graduandos, que lhes apresentaram os projetos acadêmicos aos quais se dedicam durante seus anos de formação. Ponto de destaque dessa visita foi a homenagem em vídeo para Ziraldo, “pai” do Menino Maluquinho, que autorizou a utilização da imagem e do nome de sua famosa personagem pelo Byte.

Maluquinhos

O Byte Maluquinho existe há cerca de 20 anos, mas foi oficializado como projeto de extensão pelo PIBEX a partir de 2018, o que garantiu a continuidade das aulas durante este ano. Os coordenadores são Thallysson Alves Ferreira Eliseu e Júlia Menezes Borges, que trabalham no Setor de Pesquisa (Sepes). Luciana Marina das Neves Teixeira e Raquel Maria das Neves Lovato (esta, idealizadora do projeto) são colaboradoras, sendo bolsista a aluna Laura Neves Teixeira.

Ao longo dessa trajetória, vários alunos foram beneficiados e estimulados pela possibilidade de aprender conteúdos ligados à área da Informática. Laura Teixeira, professora do Byte Maluquinho há quase três anos, conviveu com crianças de idades variadas, percebendo em todas um denominador comum: a vontade de aprender temas novos. Recentemente, Laura se reencontrou com uma aluna do curso de Engenharia Mecânica que participou das aulas quando criança. “Vejo que o projeto faz diferença na vida daquelas crianças. Não só pelo primeiro contato com os computadores, mas principalmente pelo contato com o mundo via internet, o que pode expandir seus horizontes e estimular mentes mais abertas”, avalia.

Mais informações no site do Comunica Extensão

Foto: Arquivo Byte Maluquinho