Workshop de Valorização da Vida no CCO

Publicada em 12/02/2019 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei recebe o workshop “Abrindo a Caixa de Pandora: Metodologias inovadoras para valorizar a vida e o viver na adolescência”, no dia 11 de março, das 13h às 18h, no auditório do Campus Centro-Oeste Dona-Lindu (CCO), em Divinópolis.

Os temas principais a serem debatidos são a sensibilização para promoção da saúde mental, a valorização da vida e prevenção do suicídio na adolescência, a capacitação para uso de metodologias inovadoras e o favorecimento da criação de uma rede de cuidado/ apoio/ proteção ao adolescente.

O público-alvo são profissionais da área da educação, saúde e assistentes sociais. Também estão convidadas pessoas da comunidade em geral, sensíveis à valorização da vida.

O workshop é realizado pelo grupo de trabalho de valorização da vida e suicidologia Teia Viva, que é certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo conta com profissionais e estudantes de diversas áreas e atuam na pesquisa, estudo e intervenção.

A professora e coordenadora Nadja Cristiane Lappann Botti ressalta a importância de se discutir esse assunto, pois, “nessa etapa do ciclo de vida do adolescente, em função da reorganização psicossocial, podem surgir dúvidas, incertezas, conflitos pessoais e familiares, angústias e, frequentemente, dor ou sofrimento insuportável, associado ou não a patologias, contribuindo para que o adolescente busque soluções imediatas por meio, muitas vezes, de comportamentos agressivos”.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que, em 2015, a morte por suicídio na adolescência globalmente ocupou a terceira causa de morte, sendo, respectivamente, a segunda e quinta causas de morte para o sexo feminino e masculino.

Nadja conta ainda sobre o e-book “Valorização da vida na adolescência - ferramentas vivenciais” que será lançado no evento: “O e-book reúne ferramentas vivenciais de valorização da vida e prevenção do suicídio na adolescência e tem como objetivo favorecer a criação de rede de apoio e detecção precoce de comportamentos de risco, fortalecer redes de proteção e apoio ao adolescente (saúde, assistência social, educação e familiar), promover saúde mental na adolescência e facilitar a identificação precoce de adolescentes em risco”.

O e-book é gratuito e está disponível para download neste link ou pode ser solicitado pelo e-mail teiavita@terra.com.br

Esse evento faz parte do projeto “Em busca da Kombi Amarela” que visa a arrecadar dinheiro para que o grupo compre uma kombi, que será utilizada em intervenções gratuitas pelo estado. Saiba mais sobre esse projeto no site da universidade, clicando aqui.

O workshop será no modelo “Pague quanto quiser”, ou seja, o participante poderá assistir a programação e no final pagar o quanto achar que o evento mereceu.

As inscrições para o workshop “Abrindo a Caixa de Pandora: Metodologias inovadoras para valorizar a vida e o viver na adolescência” são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla até o dia 28/02.