A volta às aulas e o primeiro ano de experiências na Universidade

Publicada em 18/02/2019 - Fonte: ASCOM

As aulas da Universidade Federal de São João del-Rei recomeçam hoje, 18 de fevereiro, para alunos de graduação veteranos, e 25 de fevereiro, para novos estudantes, que terão pela frente muito mais do que aulas e livros para dar conta. Assumir responsabilidades de casa, das relações pessoais e de eventuais imprevistos do cotidiano são desafios que se enfrenta no primeiro ano de faculdade. Para quem chega a São João del-Rei com as malas na mão e muitos sonhos na cabeça, é um novo mundo de descobertas que abre no horizonte.

Reunimos relatos de três estudantes da UFSJ que iniciaram seus cursos no ano passado, em diferentes áreas do conhecimento. Relembrando suas vivências, eles refletem sobre a experiência do começo da vida acadêmica, sobre o cumprimento ou quebra de suas expectativas.

Um novo endereço em outro estado

João Lima, 20, chegou a São João del-Rei no segundo semestre do ano passado. Ele conta que foi convencido pela boa avaliação do curso escolhido, assim como o baixo custo de vida e uma eventual proximidade com sua avó, que mora em Nepomuceno. Desde então, criou certa afinidade pela cidade: “é como se o verde e a beleza arquitetônica me inspirassem a parar e respirar um pouco”, conta o estudante de Psicologia, natural de Sorocaba-SP.

A UFSJ recebe estudantes de todos os estados da região Sudeste. Há quem venha de grandes metrópoles, como João, e também do interior, como Ana Luiza Hansen, 20. “Nunca quis vir para o interior, fiz cursinhos e busquei muito ir para uma cidade grande”, diz. Nascida em Petrópolis, a estudante de Jornalismo nutria o sonho de morar na Cidade Maravilhosa, mas os ventos do destino mudaram sua rota. “A UFSJ se tornou sinônimo de dar chance ao novo. Amo estar onde estou agora.”, completa.

Acostumado com o ambiente e a rotina da maior megalópole do país, João admite que a adaptação à vida no interior não foi fácil. “Entretanto, a mudança de ritmo foi benéfica, e acredito que desacelerar foi meu maior aprendizado nesse meu tempo”, afirma. Já Ana se diz surpreendida pela cidade e satisfeita com o que a sua nova vivência tem ensinado: “Morar sozinha tem trazido muitos aprendizados também, desde como lavar roupa até aprender a lidar com a saudade”.

Viver é se adaptar

Assumir a responsabilidade do trabalho doméstico e lidar com as particularidades de um novo ambiente são algumas das dificuldades que esses estudantes enfrentam no começo da faculdade. “É preciso ter muita responsabilidade e saber a consequência de cada ato, já que tudo fica mais difícil estando longe da família”, conta Mirlaine Pereira, 20.

Nascida em Catas Altas, cidade mineira de 5 mil habitantes, Mirlane está atualmente no 3º período de Zootecnia e pretende se especializar no estudo do gado leiteiro e do melhoramento genético. “Encontrei professores comprometidos com o curso e um ensino de qualidade”, celebra, ao mesmo tempo que relata ter esperado mais aulas práticas já nos primeiros semestres.

O primeiro período de cada curso reserva inúmeras surpresas para cada estudante, o que se justifica pelo pouco conhecimento prévio em relação a seu curso, desde a grade horária até a abordagem teórica de cada docente. No entanto, a vivência traz a experiência e a confiança para lidar com as diversas responsabilidades e cobranças que surgem pelo caminho. Apesar do pouco tempo como estudantes universitários, os três aproveitam para dar conselhos aos novos calouros e calouras da UFSJ.

“Não deixe sua vida pessoal de lado para não afetar sua saúde mental, mas não relaxe demais com as suas responsabilidades”, alerta João Lima, que pensa em seguir sua carreira como acadêmico. O equilíbrio entre a responsabilidade e o lazer, ele avalia, é fundamental. “Quando as coisas ficarem difíceis, é necessário manter a calma e ter muita garra para não desistir”, aconselha Mirlane.

Destacando que este é um período de "muita mudança e ansiedade", Ana Luiza avisa que é preciso ter calma, paciência. "Vão ter dias muito bons e outros nem tanto, o que faz parte dessa experiência. A faculdade permite o contato com pessoas e culturas diferentes e proporciona o engrandecimento pessoal"

UFSJ em 2019

A Universidade Federal de São João del-Rei chega a 2019 com mais de 13 mil alunos cursando 48 graduações. Só este ano, são 2775 vagas abertas em dois processos de seleção via Sisu (um deles em andamento, o outro para o segundo semestre), para todos os campi: Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves, os três em São João del-Rei; Alto Paraopeba, em Ouro Branco/Congonhas; Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis; e Sete Lagoas, no município de mesmo nome.

Para a pós-graduação, os interessados encontram opções em 30 programas stricto sensu, que já atendem a mais de mil alunos, e 17 programas lacto sensu, alcançando 2,5 mil discentes.