Energia economizada por troca de lâmpadas na UFSJ equivale a seis meses de consumo

Publicada em 19/02/2019

A troca de lâmpadas nos campi Dom Bosco (CDB), Santo Antônio (CSA) e Tancredo Neves (Ctan) por modelos de LED - mais modernas, econômicas e de maior vida útil - vai gerar uma economia anual que permitiria manter esses campi por 187 dias - o que equivale a cerca de 1,2 mil MWh/ano.

No total, foram substituídas mais de 23 mil lâmpadas, em ambientes externos e internos, entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, por meio do Projeto de Eficiência Energética da Cemig. O custo total foi de R$ 2,3 milhões, pagos integralmente com recursos do programa.

Os resultados serão apresentados em palestras nos três campi situados em São João del-Rei, que terão o objetivo de conscientizar sobre o uso racional da energia elétrica. As atividades ocorrem na próxima segunda-feira (25/02), das 9h às 11h, no Auditório do CSA; das 14h às 16h, no Auditório do Ctan; e das 19h às 21h, no Auditório do CDB. Os eventos são abertos a toda a comunidade acadêmica, com emissão de certificado.

Segundo o engenheiro eletricista da Divisão de Projetos e Obras (Dprob), Caio Eduardo Silva, a ideia é participar novamente da chamada pública neste ano com o objetivo de contemplar os campi Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e Sete Lagoas (CSL).

Projeto de Eficiência Energética

A UFSJ foi contemplada no Programa de Eficiência Energética, executado pela Deode Energia, financiado pela Cemig Distribuição S.A. e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na UFSJ, o projeto foi coordenado pela Divisão de Projetos e Obras (Dprob), com apoio do Setor de Novos Negócios e Parcerias Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf).

Benefícios da Tecnologia LED

Alto desempenho;

Longa vida útil;

Não utilização de metais pesados, nocivos ao meio ambiente;

Maioria dos componentes podem ser reciclados;

Alta resistência a impactos;

Lâmpadas tubulares não possuem reatores;

Não emitem raios ultravioletas (UV).

Dicas de economia

Investir na aquisição de lâmpadas mais eficientes; tentar aproveitar o máximo possível a iluminação natural; e manter apagadas as lâmpadas de ambientes que não estão em uso;

Manter os computadores desligados durante o período do almoço e ao final do expediente;

Usar o chuveiro pelo menor tempo possível e, no verão, evitar acionar o aquecimento, pois o consumo será maior;

Investir em sistemas de aquecimento de água solar, que hoje possuem custos de instalação bem menores que anos anteriores, com retorno do investimento em menor prazo;

Evitar abrir a geladeira com muita frequência e manter as borrachas de vedação em bom estado. Além disso, é recomendável a substituição de equipamentos antigos, que consomem mais energia;

Ao comprar novos equipamentos, priorizar os que possuam o selo Procel de economia de energia na classificação "A" do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).