UFSJ oferece ensino de violino para crianças

Publicada em 21/02/2019

O projeto “Pequenos grandes violinistas” do Departamento de Música da UFSJ (Dmusi) oferecerá aprendizagem de violino em grupo para crianças de 4 a 12 anos. A atividade começará dia 13 de março e será realizada toda quarta-feira, das 18h às 19h, no Prédio do Dmusi, que fica no Campus Tancredo Neves, em São João del-Rei. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail da professora coordenadora do projeto, Sofia Leandro (sofialeandro@ufsj.edu.br).

A iniciativa é aberta a todas as crianças na faixa etária exigida e não há um número máximo de vagas ou prazo para inscrição. Segundo a coordenadora, caso haja uma grande procura pelas aulas, poderão ser abertas mais turmas.

Conjunto

A professora Sofia Leandro conta sobre como funcionará o curso: “o projeto oferece formação continuada, funcionará de acordo com o calendário escolar da UFSJ, e possibilita a convivência de alunos iniciantes com avançados na mesma turma“. Além da oportunidade de tocar em conjunto na classe de violino, a professora Sofia adianta que os participantes serão convidados, assim que tiverem um domínio básico do instrumento, a integrar a Orquestra Escola da Lira Sanjoanense.

Essa é a primeira turma do “Pequenos grandes violinistas”, projeto que faz parte do Programa de Extensão “Educar para Preservar”, coordenado pelo professor Modesto Flávio, do Departamento de Música.

Sofia elucida que existem outras finalidades além do contato da criança com a música. “O objetivo mais importante deste projeto não é expor as crianças ao conhecimento musical formal, mas sim vivenciar um contexto social alternativo que é a aula de música em grupo. Tocando violino, elas poderão aprofundar os sentidos diretamente ligados à prática instrumental. como audição, visão e tato, mas também podem adquirir competências sociais ligadas ao convívio, à partilha, à comunicação não-verbal, à cooperação”, explica.

Instrumentos

O Departamento de Música da UFSJ possui uma disponibilidade limitada de instrumentos, então é sugerido que cada aluno adquira o próprio violino após consulta com a docente responsável, que avaliará o tamanho adequado para cada criança. Segundo ela, o preço médio do violino infantil é de R$ 300.