A Crestomatia de William Mota no Centro Cultural UFSJ

Publicada em 21/02/2019

Exposição de artista betinense carrega as múltiplas expressões culturais do povo negro

O Centro Cultural UFSJ recebe a exposição “Crestomatia”, do betinense William Mota, com abertura marcada para as 20h do dia 28 de fevereiro. Serão exibidas a obra “Maningue Nice - Processos Exprimidos… Maputo, Moçambique”, a instalação “Peji” e as séries “Objetos”, “Congado” e “Orixás”, que focam na valorização das múltiplas culturas do povo negro, e carrega detalhes de sua religiosidade.

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o artista expressa em seu trabalho a experiência com povos de origem africana, proporcionada por um intercâmbio cultural em Moçambique e uma residência artística em Lisboa. Para Mota, essa exposição quer valorizar uma cultura negligenciada: “A cultura brasileira está muito ligada à Igreja Católica. Os negros foram massacrados e perseguidos e com suas religiões não foi diferente. Essa é uma oportunidade de mostrar aquilo que muitos desconhecem.”

William pertence a uma religião de matriz africana há seis anos. Essa vivência se reflete em sua produção artística. Nas séries de Congado e Orixás, procura fazer uma pintura mais intuitiva, em que derrama a tinta na tela sem usar pincel: “Alguns efeitos surgem de forma inesperada e é o que me surpreende. Quando pintei os pretos velhos, quis fazer algo que representasse um cachimbo. Como trabalho com a tinta muito aguada, a imagem vai se modificando durante o processo de secagem, o que fez surgir um efeito de fumaça.”

O acervo conta com formatos diversos de expressão artística e, além das telas, também traz objetos e instalações. Uma delas é a “Peji”, proposta de interação por meio de projeções de imagens sobre fitas no espaço. A instalação é um reflexo dos processos criativos do artista na residência lisbonense, principalmente com o povo Omoloko, e carrega também a riqueza cultural relacionada à religiosidade.

“Crestomatia” estará aberta à visitação até o dia 7 de abril.