Recuperando da Apac conquista 6º lugar na UFSJ

Publicada em 26/02/2019

Calouro ingressa neste semestre no curso de Engenharia Elétrica

O ano letivo começou nesta segunda-feira, 25 de março, para centenas de calouros da UFSJ. Entre eles, um aluno que vem da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei, dono do sexto lugar na lista de aprovados para o curso de Engenharia Elétrica. O recuperando, cujo nome omitimos por questões de preservação de identidade, como a metodologia Apac advoga, se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota obtida no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), o qual oferece vagas em instituições de Ensino Superior públicas e privadas àquele público específico.

A Apac é uma instituição focada em recuperar e reintegrar à sociedade os condenados a penas privativas de liberdade. Sob tal método, os detentos se submetem a uma rotina de estudo e trabalho, o que, segundo a entidade, contribui para a recuperação dos aprisionados. Na Apac de São João del-Rei, o Exame passou a ser aplicado em 2014, nas dependências da Associação. Antes disso, os recuperandos dependiam de decisão do juiz da comarca, que poderia ou não conceder a eles o direito de realizar a prova fora da Apac.

De acordo com a psicóloga Thaís Teixeira, um dos ingredientes dessa conquista pode ser creditado ao cursinho pré-Enem realizado na Apac, para todos os alunos que fizeram o PPL, nos dias 11 e 12 de dezembro passado.

A rotina do recuperando aprovado na UFSJ será a mesma que a de seus colegas. Como o curso de Engenharia Elétrica é integral, o calouro, que está em regime semi-aberto, será autorizado a sair da Apac durante o dia para frequentar as aulas, retornando à Associação no turno da noite.