UFSJ abre edital de apoio à criação e circulação artística

Publicada em 08/03/2019

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e o Comitê de Criação e Circulação Artística (CCCA) abrem inscrições para o processo seletivo de propostas de Criação e Circulação Artística. Interessados têm até 5 de abril para se inscrever pelo e-mail editalcriacaoecirculacaoartistica@ufsj.edu.br, que deve conter, anexa, a documentação prevista em edital.

A seleção de propostas visa estabelecer mecanismos de estímulo e financiamento a produções artísticas institucionais vinculadas à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os meios de apoio previstos são bolsa extensão, diárias para servidor e colaboradores, uso de veículos, restituição de passagem terrestre em território nacional, passagens aéreas nacionais e internacionais, banner, cópias xerográficas, serviços gráficos, material de consumo e auxílios financeiros para a participação de discentes de graduação em eventos.

Segundo o pró-reitor de extensão, Ivan Vasconcelos Figueiredo, o edital vai ao encontro do conceito de universidade pública atuante na sociedade, fazendo uso de duas frentes: a criação e a circulação. “A linha de criação visa democratizar o processo de criação artística, ou seja, fornecer meios para que se crie arte. Já a circulação possibilita que projetos artísticos circulem em eventos dentro e fora de São João del-Rei para promover a cultura” detalha.

Bolsa 

No caso específico da bolsa de extensão, são pré-requisitos que o bolsista esteja matriculado em um curso de graduação da UFSJ, não mantenha nenhum tipo de vínculo empregatício, não seja beneficiário de nenhum outro tipo de bolsa oficial e não esteja inadimplente com a Proex e com a UFSJ. 

Crédito foto: Carol Rodrigues