Crise hídrica em pauta: simpósio internacional recebe inscrições de trabalhos até sexta, 15

Publicada em 08/03/2019 - Fonte: ASCOM

Evento pretende intensificar internacionalização das pesquisas da instituição, contribuindo para o crescimento da produção científica

Acontecerá entre 7 e 10 de abril na UFSJ o “Simpósio Internacional de Crise Hídrica: Desafios e Soluções”. O evento é uma oportunidade para fortalecer aprendizagem e atualização de conhecimentos sobre o assunto e estabelecer uma rede de contatos e interações interdisciplinares ligadas aos recursos hídricos. Interessados em submeter seus trabalhos devem ficar atentos: a data limite para submissão é 15 de março. Para se inscrever, ou para mais informações sobre o evento, acesse o site: https://crisehidrica.com/

O tema é discutido no mundo inteiro e, no Brasil, ganha ainda mais destaque pela abundância de recursos hídricos presentes e o descaso com o uso consciente e preservação desses recursos por parte dos diversos segmentos da sociedade. Inevitável citar os rompimentos de barragens em Brumadinho e Mariana, que deixaram centenas de mortos e prejudicaram severamente os biomas da região e entorno. Os desastres, inclusive, são um dos assuntos tratados nas mesas-redondas.

Além da relevância do tema, que já demandava um evento internacional na UFSJ para abordá-lo, o Simpósio também é resultado da recente criação, na Universidade, do Núcleo de Estudos Avançados e Interdisciplinares em Recursos Hídricos (Nacqua), que tem por objetivo a reunião de pesquisas das diversas áreas ligadas aos recursos hídricos. O evento também tem apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope).

O local de realização será o Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei, um toque especial para compreender a temática, uma vez que o município está localizado na região Campo das Vertentes, que recebe esse nome justamente devido à sua riqueza hídrica.

Estão programadas palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops e apresentações de trabalhos. A abertura do evento está marcada para 18h do domingo (7) no Auditório do CSA.