As mulheres na extensão da UFSJ: Isabela Saraiva de Queiroz

Publicada em 11/03/2019

A Assessoria de Comunicação e o Setor de Apoio ao Servidor (Seaps/Progp) da UFSJ prepararam uma campanha para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Foram selecionados projetos de extensão coordenados por mulheres e destinados ao público feminino. A cada dia da semana, de 11 a 16 de março, o site de notícias e as redes sociais da UFSJ publicarão informações sobre cada um desses projetos e de suas coordenadoras.

Isabela Saraiva de Queiroz
Cuidado de “mulheres que gostam de mulheres”

Isabela Saraiva de Queiroz anos é psicóloga e, há dois, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordena o Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Direitos Humanos (NEGAH/UFSJ), criado em 2017, que reúne professores/as e alunos/as de graduação e pós-graduação interessados/as nas discussões sobre gênero, sexualidades, relações raciais, feminismos e política, dentro e fora da Universidade. Ao longo desses dois anos de funcionamento, o grupo realizou diversas intervenções relacionadas à temática da violência contra a mulher, dentro e fora da universidade, bem como projetos de pesquisa, estágio, extensão e grupo de estudos.

Isabela ministra a disciplina optativa “Gênero e Direitos Humanos”, aberta a diversos cursos de graduação, e foi a partir de um trabalho em sala de aula das alunas Bruna Schipmann Pereira e Julia Brandi, do curso de medicina, que surgiu a ideia do projeto de extensão Cuidado de “mulheres que gostam de mulheres - uma intervenção na atenção primária à saúde do município de São João del-Rei.

Saiba como surgiu, quantas mulheres são atendidas, o que esperar do projeto e quais os resultados iniciais:

Como surgiu a ideia do projeto

“O projeto foi proposto pelas alunas Bruna Schipmann Pereira e Julia Brandi, do curso de medicina, como trabalho final da disciplina optativa “Gênero e Direitos Humanos”, ministrada por mim e aberta a diversos cursos de graduação. A justificativa para a proposição do projeto decorreu da constatação, fundamentada na experiência de campo e na literatura da área, de que a ausência de acolhimento adequado gera o afastamento das mulheres lésbicas e bissexuais do sistema de saúde, o que concorre para o aumento da possibilidade de adoecimento das mesmas. A proposição do projeto também se encontra fundamentada na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, instituída pela Portaria nº 2.836, de 1° de dezembro de 2011, que tem como objetivo geral promover a saúde integral desse grupo populacional, eliminando a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuindo para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.”

Quantas mulheres são atendidas pelo projeto?

“Diretamente, 150 mulheres. Com a divulgação do material informativo prevemos que será no mínimo duplicado o número de mulheres atendidas indiretamente.” 

O que se espera do projeto?

“O objetivo do projeto de extensão é abordar questões relacionadas ao cuidado em saúde de mulheres lésbicas e bissexuais e difundi-las entre os profissionais da atenção primária do município, de forma a desenvolver um melhor acolhimento a esta população. Foram realizadas duas rodas de conversa com mulheres lésbicas e bissexuais, com o objetivo de conhecer suas especificidades e demandas. A partir dessas rodas de conversa, levantamos questões relacionadas ao cuidado em saúde que serão repassadas aos profissionais da atenção primária de São João del-Rei por meio de um "zine", material informal, de fácil acesso, tanto pela linguagem utilizada quanto pelo custo de produção. Busca-se com a realização das ações garantir a participação ativa de mulheres lésbicas e bissexuais, residentes em São João del-Rei, na construção de sua saúde, de acordo com o preceito do SUS de participação e controle social.”

Já é possível falarmos em resultados? Teria algum relato da experiência em campo que poderia nos contar?

“No dia 31 de agosto de 2018, foi realizado o III Encontro Gênero, Saúde e Direitos Humanos, promovido pelo Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Direitos Humanos (NEGAH) e pelo Núcleo de Saúde Coletiva (NESC), cujo tema foi a saúde das mulheres lésbicas e bissexuais. O encontro teve em torno de 100 participantes da comunidade acadêmica da UFSJ, bem como mulheres integrantes de movimentos sociais e coletivos feministas de São João del-Rei. Contamos com três palestrantes: Letícia Gonçalves, Psicóloga e doutoranda em Saúde Coletiva, com foco nos seguintes temas: saúde das mulheres, aborto, gênero, violências contra as mulheres e formação em saúde; Renata Carneiro Vieira, Médica de Família e Comunidade, especialista em Gestão em Saúde, em Saúde da Família e em Atenção Domiciliar e professora de curso sobre Atenção à Saúde de Mulheres Lésbicas na Atenção Primária; e Rita Helena do Espírito Santo Borret, Médica de Família e Comunidade, preceptora dos programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade e de saúde coletiva. Tem como foco das discussões a Saúde da População Negra e Saúde das Mulheres.”