Sinds-UFSJ e ADUFSJ promovem espetáculo "Para não morrer"

Publicada em 13/03/2019

O Sindicato dos Servidores da UFSJ (Sinds-UFSJ) em parceria com a Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (ADUFSJ) promove nos dias 14 e 15 de março, às 19h, o espetáculo ‘Para não morrer, no Teatro Municipal de São João del-Rei. O monólogo é baseado na obra 'Mulheres', de Eduardo Galeano, com criação e atuação de Nena Inoue e dramaturgia de Francisco Mallmann. O evento faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

‘Para não Morrer’ apresenta mulheres célebres ou anônimas que transformaram o meio e as pessoas com as quais conviveram. Nena Inoue, sentada em uma poltrona, rememora os grandes feitos de perseverança contra a opressão, apropria-se da palavra e, dessa forma, dá voz a muitas outras. Diferentes lugares, vidas e momentos históricos se mesclam e são apresentados com urgência de serem ditos e com coragem de narrar.

A apresentação recupera a biografia de várias personagens históricas da obra ‘Mulheres”, do uruguaio Eduardo Galeano. É uma homenagem às mulheres, em especial, da América Latina. Uma forma de dar voz às lutas de todas as que não são vistas nem lembradas: negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas de diferentes épocas e lugares que foram violentadas, mutiladas, torturadas, assassinadas, esquecidas.

Nena venceu, este mês, o 31° Prêmio Shell (veja aqui), e em 2017 o Prêmio de Melhor Atriz do Governo do Estado do Paraná. O espetáculo também recebeu indicação ao Prêmio Troféu Gralha Azul nas categorias Atriz, Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino.

A entrada é gratuita e é sugerida a doação de 1 kg de alimento. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Sinds-UFSJ e a ADUFSJ.

Sobre Nena Inoune

Nascida em Córdoba (Argentina) e desde os nove anos no Brasil, Nena Inoue é artista, gestora, produtora, diretora teatral e atriz formada em 1978 pelo Curso Permanente de Teatro do Centro Cultural Teatro Guaíra. Completando 40 anos de carreira, contabiliza mais de 60 espetáculos profissionais e atua ainda como Coordenado do Espaço Cênico desde 1997. Foi também Diretora Artística do Centro Cultural Teatro de Guaíra (2003 e 2006); produtora Sutil Companhia de teatro (2008 a 2010) e, desde 2009, tem sua produção artística voltada às temáticas de caráter histórico-político social.

Serviço

Evento: Espetáculo para não morrer
Dias: 14 e 15 de Março de 2019, às 19h
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei