UFSJ inaugura novo prédio do CEPPE e do DCTEF

A Universidade Federal de São João del-Rei realizou, na tarde da última terça-feira (12/3), a cerimônia de inauguração do prédio que abrigará o Centro de Pesquisa em Processos de Energia (CEPPE) e o Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF). Localizada no campus Santo Antônio, a obra representou um investimento de cerca de R$ 4 milhões, montante formado por recursos da UFSJ e por financiamento da Fundação de Apoio a Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (Finep).

Mais de 40 pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes, compareceram à solenidade que contou com a presença do reitor Sérgio da Gama Cerqueira. O dirigente da instituição destacou os ganhos que serão trazidos pela nova estrutura disponível e enfatizou a dedicação dos profissionais da UFSJ para a conclusão da obra. “O prédio do CEPPE e do DCTEF marca um novo momento para os alunos e professores dos cursos que poderão usufruir dos equipamentos oferecidos. Esperamos ainda que o espaço represente um aporte no desenvolvimento de pesquisas e melhoria significativa na qualidade do ensino”, completou.

O chefe do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos, Antônio Sérgio Braga Lovatto, manifestou sua satisfação e pontuou a importância do empenho da reitoria para a concretização desta obra. “A construção está à altura dos desafios almejados pelo DCTEF, favorecendo a estruturação de novo mestrado, além da criação de novas áreas de pesquisa para os cursos de Engenharia”. Já para o coordenador do Centro de Pesquisa em Processos de Energia, José Antônio da Silva, o novo prédio é a realização de um sonho que representa um divisor de águas para o CEPPE. “A infraestrutura e os equipamentos disponíveis consolidam os trabalhos das linhas de pesquisa em Eficiência Energética e Sistemas Energéticos, contribuindo para a produção de conteúdos nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão”, pontuou.

Também estiveram à frente da solenidade o subchefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Geraldo Roberto de Sousa, e a subchefe do Departamento de Engenharia Elétrica, Cristiane Geralda Tarôco.

Publicada em 14/03/2019