Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da UFSJ está com inscrições abertas

Publicada em 18/03/2019 - Fonte: ASCOM

O Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio (CEPHAP), núcleo de estudo e pesquisa interdisciplinar da UFSJ, está com edital aberto até o dia 20 de março. para admissão de alunos da graduação, pós-graduação e de pesquisadores externos.

Para estudantes de graduação, estão abertas dez vagas, sendo elas: cinco para estudantes do curso de História (licenciatura ou bacharelado) e cinco para estudantes dos cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Artes Aplicadas, Psicologia e Filosofia (licenciatura ou bacharelado). Para a pós-graduação e para pesquisadores externos, estão abertas quatro vagas.

Os candidatos deverão enviar uma carta de intenção para o e-mail cephap.ufsj@gmail.com, até o dia 20/03. Nessa mesma data, a relação de candidatos e os horários para entrevistas individuais serão publicados no site e página do Facebook do projeto.

Na avaliação, serão considerados a produção acadêmica na área, o interesse pelo assunto e os motivos que levaram o candidato a se matricular no processo seletivo. São itens obrigatórios para todos os candidatos ter o currículo lattes atualizado e ter cursado, na graduação, qualquer disciplina de História da Arte.

Outras informações, assim como o modelo de carta de intenção, podem ser encontradas no edital neste link.

O Núcleo

O CEPHAP é um centro de estudo e pesquisa de História da Arte, em especial a arte presente na cidade de São João del-Rei e na região. Nesse núcleo são estudadas as artes sacras do século XVIII, XIX e XX, assim como a arte civil, religiosa, arquitetônica, o patrimônio material e imaterial.

Para promover o conhecimento na área de estudo, são realizadas diversas atividades semestrais, como aulas teóricas; visitas técnicas; pesquisas de campo; produção acadêmica; eventos regionais, nacionais e internacionais.

Criado em 2017, o CEPHAP visa catalogar e produzir estudos sobre o conjunto arquitetônico e artístico de São João del-Rei e arredores. Há também a preocupação de tornar visível o patrimônio de São João como o saber, a pintura, a estatuária, o mobiliário, a iconografia, a arquitetura e as práticas artísticas e culturais do período colonial à contemporaneidade.

O núcleo é orientado pela professora do curso de História, Letícia Martins de Andrade, já a coordenação interna e organização estão sob responsabilidade de dois orientandos de Letícia: o mestrando Lucas Rodrigues e a graduanda Larissa Curcio, ambos da História.
Segundo Lucas,o trabalho do CEPHAP traz o holofote para obras de arte que raramente estiveram nessa posição: “Nós evidenciamos os artistas locais que trabalharam ou passaram por aqui, revelamos peças de devoção que são importantes e que quase nunca estão disponíveis, exploramos o tesouro encontrado nas sacristias e nas irmandades” conta.