Workshop sobre tecnologia "LiDAR" será ministrado por especialista filiado à NASA

Publicada em 21/03/2019 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei recebe nos dias 22, 23 e 24 de março o workshop “Aplicações Florestais Utilizando LiDAR”. O evento acontece no laboratório de geoprocessamento do Departamento de Engenharia Florestal, no Campus Sete Lagoas da UFSJ. As vagas já foram preenchidas. Quem ministra o Workshop é o especialista Carlos Alberto Silva, que atualmente possui vínculo com a Universidade de Maryland, é filiado à NASA e executa projetos em temas relacionados a quantificação de biomassa em escala global.

O LiDAR, do inglês Light Detection and Ranging, é um escaneamento a laser em 3-D que combina uma série de características, como a coleta de grande quantidade de pontos amostrais em um curto intervalo de tempo, com alta precisão (horizontal e vertical) e elevado nível de detalhes. A utilização da tecnologia LiDAR tem crescido muito nos últimos anos e já é realidade no setor florestal, com aplicações nas mais variadas áreas como: o suporte ao planejamento de atividades operacionais, meio ambiente, em florestas de produção, entre outras.

A comissão organizadora é formada pelos professores do Departamento de Engenharia Florestal (Deflo/UFSJ) Carine Klauberg Silva e Gustavo Eduardo Marcatti. Segundo Gustavo, a principal vantagem do LiDAR é “derivar dados e informações espacialmente referenciados de um evento (fenômeno) de interesse. De forma rápida, com alta precisão e elevado nível de detalhes”

O Workshop visa aprofundar a discussão dessa tecnologia e disseminar o conhecimento sobre ela e suas aplicações. Tem como objetivos oferecer um completo ciclo de palestras e cursos sobre a tecnologia LiDAR e suas aplicações, promover a transferência de conhecimento e tecnologia; estimular à inovação tecnológica, o desenvolvimento de pesquisas e a elaboração de estratégias para resolução de problemas técnicos, e divulgar oportunidades de intercâmbio nacional e internacional.

Como a tendência é a utilização cada vez mais frequente do LiDAR, o curso de Engenharia Florestal da UFSJ busca preparar os profissionais para estarem aptos a explorar esse nicho de mercado em expansão.