As mulheres na extensão da UFSJ: Cibele Aparecida de Moraes

Publicada em 29/03/2019

A Assessoria de Comunicação e o Setor de Apoio ao Servidor (Seaps/Progp) da UFSJ prepararam uma campanha para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Foram selecionados projetos de extensão, coordenados por mulheres e destinados ao público feminino. Durante o mês de março, o site de notícias e as redes sociais da UFSJ vêm publicando informações sobre cada um desses projetos e de suas coordenadoras. Esta é a nossa última homenageada. Cada uma das mulheres que apresentamos representa a comunidade UFSJ e a luta de todas por dias melhores, direitos reconhecidos, liberdade e igualdade.

Travessia: Cibele Aparecida de Moraes

“Estudei Comunicação Social na UFMG, nos anos 1990. A escolha do Jornalismo vem de meu pai, radialista na Rádio Cultura de Divinópolis, onde, na juventude, comandou um lendário programa semanal de variedades, foi repórter esportivo, inaugurando em mim o fascínio por estádios de futebol e por estúdios de rádio, nos quais passei boas noites da infância. Escrever sempre foi meu modo de estar no mundo, este herdado de minha mãe que, grávida de mim, virava noites fazendo trabalhos da faculdade de Letras lendo Clarice Lispector e Adélia Prado, nossa comadre.

A Ascom/UFSJ foi a materialização do desejo de trabalhar na seara Comunicação /Educação, abençoado pela recente expansão da rede pública de Ensino Superior. Aqui estou desde 2004. Aqui posso ser "mãe, mulher e jornalista", na paráfrase que faço da maravilhosa definição que Benedita da Silva fez de si certa vez... Sou inquieta, áspera, esperançada, sei usar amor, que aplico aos que me geraram, aos que me formaram, aos que me definem, aos que me desafiam, à Literatura e, soberano, ao Clube Atlético Mineiro!”

Nosso projeto: “Delas, comunicar para empoderar”

“O Delas surgiu em 2015, como produto criado para a disciplina Produção Editorial, do curso de Jornalismo da UFSJ, pelas acadêmicas Clara Fernandes, Rebeca Oliveira, Mariana Tirelli e Mariana Ribeiro. Como trabalho final da disciplina, nasceu (e se desenvolveu) um projeto colaborativo com a ideia de criar um veículo livre de estereótipos machistas, que levasse informação de qualidade ao maior número possível de mulheres. Tem como objetivo ser um instrumento de desconstrução da mídia, promovendo a reflexão crítica acerca dos estereótipos e violências propagados, empoderando mulheres por meio de informação de qualidade e do midiativismo.

Vinculei-me apaixonadamente ao projeto, como é do meu feitio, tentando estabelecer uma rota segura para meninas jovens, muito jovens!, que escolheram o feminismo como forma de luta política, desafiando a imutabilidade do patriarcado, que aí está a nos devorar ainda hoje, na dita contemporaneidade…”

O Jornal Delas

“Inicialmente, o Jornal era impresso, até sua migração para plataforma digital em 2016 (www.jornaldelas.com.br). Em 2017, foi aprovado no edital Pibex, tornando-se oficialmente um projeto de extensão da UFSJ, vínculo que foi renovado para o ano de 2018, com a segunda aprovação do projeto no edital seguinte.

O Jornal trabalha com três frentes de empoderamento das mulheres: institucional – em toda a trajetória do projeto, mais de 20 alunas do curso de Jornalismo e uma aluna do curso de Letras participaram, atuando nas frentes de produção de conteúdo e ações de extensão; jornalística – atingimos mais de 2.000 pessoas com nosso site e mais de 1.600 nas redes sociais; e extensionista – em que atendemos a um número de mulheres variado por ação.”

Para além do Jornal

“Nossa última ação em 2018 foi uma oficina no Programa de Extensão Universidade para a Terceira Idade. Por algumas semanas, nos encontramos às terças-feiras com mulheres de "mais idade", como elas gostam de se definir, para discutirmos empoderamento feminino, fotografia e tecnologias - tudo regado a muitas risadas. Mais uma vez, trocamos experiências e aprendemos mais do que ensinamos.”