Objetivos do PDI são disponibilizados à comunidade da UFSJ

Publicada em 02/04/2019 - Fonte: ASCOM

Os objetivos definidos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da UFSJ foram publicados nessa segunda-feira, 1º de abril, para consulta da comunidade acadêmica. Cumprindo o cronograma previsto, a comissão responsável pela elaboração do PDI convida técnicos-administrativos, professores e alunos a analisar o documento, que visa apresentar a UFSJ que se quer construir nos próximos anos. O conteúdo completo está disponível neste link.

A divulgação do conteúdo tem como intuito permitir que a comunidade acadêmica se prepare para as consultas públicas que serão realizadas entre os dias 22 e 26 de abril, nos campi da UFSJ. Os encontros presenciais buscam consolidar a participação de todos os membros da Universidade na elaboração do Plano.

De acordo com o presidente do Comitê Executivo, Valdir Mano, a publicação dos objetivos é a primeira etapa de conclusão do PDI, que buscou dar voz a todos os atores da UFSJ. “Nosso objetivo é construir um documento que abranja todos os anseios da comunidade para o próximo quinquênio. Por isso, é essencial que todos estudem os objetivos disponibilizados, para podermos promover um rico debate durante as consultas públicas, identificando pontos que devem ser acrescentados ou, ainda, modificados no texto do PDI”, explicou.

Planejamento coletivo

Ao acessar o conteúdo do Plano de Desenvolvimento Institucional, o leitor encontrará o resultado de um trabalho realizado por muitas mãos. Tendo como premissa a participação dos membros da Universidade, a elaboração do PDI promoveu 16 reuniões de grupos de trabalho (GT’s), dentro dos quais cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas na identificação da realidade institucional e das primeiras versões de objetivos e ações. Durante outros seis dias, os representantes dos GT’s e o Comitê Executivo debateram sobre os textos-base e traçaram os 75 objetivos a serem alcançados pela UFSJ nos próximos cinco anos. Divididos em 16 áreas temáticas, estes objetivos elencados deram origem a 335 ações, que descrevem as atividades a serem desenvolvidas para se alcançar as metas estabelecidas.

Confira o cronograma com as próximas etapas do PDI:
09/04: divulgação da minuta do PDI para a comunidade acadêmica
22 a 26/04: consultas públicas presenciais
Maio: elaboração da versão final da minuta do PDI pela Comissão
01/06: submissão da versão final da minuta do PDI ao CONSU