Pós em Psicologia recebe inscrições

Publicada em 03/04/2019

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da UFSJ inscreve, até 15 de abril, para a seleção de mestrado e doutorado. São 34 vagas em oferta, das quais 11 para a primeira turma de doutorandos do Programa.

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou por procuração. Se enviadas por Sedex, a data de postagem deve ser anterior ao dia 15, endereçadas à secretaria do PPGPSI. O resultado final de todo o processo será publicado no dia 28 de junho. As aulas começam dia 8 de agosto.

São duas as linhas de pesquisa contempladas na pós-graduação: Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia; Instituições, Saúde e Sociedade. A primeira se concentra nos estudos teóricos, epistemológicos e filosóficos da área. A segunda linha trata da relação entre o indivíduo e o meio em que se insere, incluindo questões educativas, de saúde e desenvolvimento humano.

Carreira
A importância da pós-graduação ganha relevo a cada ano. A continuidade dos estudos contribui para o aprimoramento profissional e acadêmico, potencializando o campo de atuação investigativa sobre a ação cotidiana do psicólogo em diversos contextos, seja na clínica, no campo social, em empresas e hospitais.

O médico Paulo Maurício de Oliveira Vieira, professor do curso de Medicina da UFSJ em São João del-Rei, concluiu o mestrado no PPGPSI ano passado. Sua dissertação versou sobre sofrimento psíquico e medicalização social, investigando os fatores psicossociais envolvidos no adoecimento humano. “Exerço a profissão de professor e de médico. O Mestrado em Psicologia ampliou a minha visão do mundo e da relação entre as pessoas. Mudou a minha postura no exercício do magistério e na minha prática clínica, me enriquecendo com novos conhecimentos, credibilidade e abertura para novas formas de pensar”, analisa.

Na outra ponta, Rodrigo Afonso Nogueira Santos investiu na carreira acadêmica. Psicólogo graduado na UFSJ, terminou o mestrado em 2016, faz doutorado na USP, e trabalha como professor substituto na instituição em que se formou. Essa trajetória consolidou sua opção pela docência universitária, dando lugar ao contato com diversos pesquisadores da área, para a publicação de artigos e participação em eventos de considerável impacto científico. “Considero o PPGPSI meu ponto de partida acadêmico e profissional, reconhecendo-o como fundamental para os bons frutos que tenho colhido agora. Creio que, sem ele, minhas escolhas não teriam me conduzido aos espaços que ocupo atualmente, e que me trazem um bom sentimento de realização pessoal e profissional”, destaca.

Reconhecido por sua excelência, avaliado com nota máxima pelo Enade, o curso de graduação em Psicologia é um dos mais tradicionais da UFSJ. Neste ano, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia celebra não apenas os dez anos de seu programa de mestrado, mas também a aprovação do curso de doutorado. Com essa conquista, passa a oferecer aos estudantes a formação completa nessa área do conhecimento.