UFSJ comemora aniversário e 65 anos de Memória da instituição

Publicada em 17/04/2019 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei celebra, no próximo dia 25 de abril, seus 65 anos de Memória. Nas comemorações do aniversário da Universidade, será relembrada a criação dos primeiros cursos da Faculdade Dom Bosco, uma das instituições que deram origem à UFSJ. Para festejar o início desta história, a Universidade promove a solenidade de Entrega da Medalha Tancredo Neves e o Lançamento do Selo Comemorativo, desenvolvido especialmente para a ocasião. A cerimônia será realizada no Teatro Municipal de São João del-Rei, às 19h.

Toda comunidade acadêmica está convidada para o evento que marca os primeiros passos da UFSJ. Filosofia, Pedagogia e Letras foram os pioneiros desta história, iniciada em 1954, pela Inspetoria Salesiana São João Bosco, congregação que inaugurou a faculdade e será a homenageada da noite. Em nome da instituição, receberão a Medalha Tancredo Neves o Inspetor Salesiano Padre Orestes Carlinhos Fistarol e o Pároco Salesiano da Paróquia São João Bosco de São joão del-Rei, Padre Roberto Modesto Carneiro. Concedida pelo Conselho Universitário, a Medalha é a honraria máxima oferecida pela UFSJ às personalidades que contribuíram para fortalecer a educação superior.

Durante a cerimônia, a UFSJ realiza ainda o Lançamento do Selo Comemorativo criado para o evento. A escolha da peça se deu devido às referências históricas embutidas no universo da filatelia, que coincidem com o conceito das homenagens realizadas. Desenvolvido pelo artista gráfico Robson Pereira, o conceito traduz os 65 anos de memória da instituição, fazendo uso de elementos da década de 1950 e resgatando traços característicos da época, por meio da fonte, cores e layout da peça. Os selos foram confeccionados em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e serão utilizados nas correspondências da Universidade.

Aniversários dos campi

O ano de 2019 marca também os 15 anos do Campus Tancredo Neves (CTAN) e os dez anos do Campus Sete Lagoas (CSL), datas que serão lembradas na solenidade.