12ª Semana de Integração Tecnológica começa na segunda, 20 de maio, em Sete Lagoas

Publicada em 17/05/2019

A 12ª Semana de Integração Tecnológica (12ª SIT) começa na próxima segunda-feira, 20 de maio, e segue até 24 do mesmo mês, em Sete Lagoas (MG). Com o tema "Bioeconomia na Agropecuária: do conhecimento à inovação", a programação inclui cursos, minicursos, palestras, seminários, entre outras atividades. O evento tem apoio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que também recebe parte da programação no campus Sete Lagoas (CSL). Na abertura, a UFSJ estará representada pelo professor Édio Luiz da Costa, da Engenharia Agrícola.

A Semana tem o objetivo de integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário de Minas Gerais e promover o diálogo e a troca de experiências entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos de extensão rural, universidades e empresas agropecuárias.

De acordo com o supervisor do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Ferreira Chaves, a SIT é uma oportunidade de integração institucional para discutir e viabilizar soluções tecnológicas mais econômicas para o setor agropecuário. "Os sistemas de produção agropecuários, a cada ano, obtêm maiores produtividades, mas com alto custo financeiro. É preciso trabalhar a economia circular e o uso de insumos renováveis. Isto se dá com a reutilização de produtos desenvolvidos na fazenda ou com recursos biológicos", diz.

"Por causa da integração das instituições realizadoras da SIT e da articulação com outras empresas que compõem o setor agropecuário mineiro, temos a expectativa de receber um público que possa contribuir para que as soluções tecnológicas geradas pela pesquisa sejam inovações capazes de melhorar significativamente os sistemas de produção", ressalta Chaves.

Confira alguns temas dos seminários da 12ª SIT:
- O Sistema ILPF com Foco no Componente Pecuário e no Meio Ambiente
- Estratégias de Convivência na Agricultura em Ambientes com Restrições Hídricas
- Aplicativos, Realidade Aumentada e Realidade Virtual na Agricultura
- I Seminário sobre Serviços ambientais: Gestão de bacias hidrográficas
- Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira: Qualidade de vida no campo

Realização

Em sua 12ª edição, a SIT é realizada pela Embrapa Milho e Sorgo (MG) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Epamig, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Minas Gerais (Sistema Faemg - Senar Minas) e UFSJ. A semana conta também com o apoio do Canal Rural, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped) e outras empresas do agronegócio mineiro. Já estão confirmadas a participação das Unidades da Embrapa Gado de Corte (MS), Gado de Leite (MG), Informática Agropecuária (SP), Meio Ambiente (SP), Pecuária Sudeste (SP), Semiárido (PE) e Solos (RJ).

12ª Semana de Integração Tecnológica
Local: Embrapa Milho e Sorgo, Epamig e UFSJ, em Sete Lagoas-MG
E-mail: contato@sit2019.com.br
Telefones: (31) 3027-1323, (31) 3017-1163 e (43) 3025-5223
Para consultar a programação completa e realizar a inscrição acesse o site da 12ª SIT.

*com informações da Embrapa Milho e Sorgo