Atlética Brutus e RUA distribuem alimentos a instituições

Publicada em 22/05/2019

Nesta quarta feira, 22 de maio, a Atlética Brutus da UFSJ e as Repúblicas Universitárias Associadas (RUA) distribuíram alimentos e roupas arrecadados nos últimos dois meses para as seguintes instituições: Associação dos Portadores de Diabetes (APD), Obras Sociais Fé e Alegria (OSFA), EE. Amélia Passos Casalar, e Resgatando vidas - uma visão de amor. Também foram beneficiados um projeto dos franciscanos para morador de rua e o bazar que financia a creche da Igreja.

Yule Fernandes, estudante do curso de Engenharia de Produção e atual presidente da Atlética, considera muito importante essa ligação com a comunidade, mostrando que “[a Atlética] é um projeto sério, tudo é feito com organização e empatia”. A relação da UFSJ com a comunidade também é valorizada por Yule. "Foi muito gratificante! Todas as vezes que entregamos alimentos, as pessoas ficam muito gratas, as crianças, é maravilhoso!”, celebra.

A alegria, entretanto, é combinada com a urgência da causa. “Escutei frases como ‘gente, hoje vai ter janta’. As pessoas realmente não tem o que comer, então, é importante manter essas doações". A Atlética, garante o estudante, pretende manter esse projeto durante todo o ano, incluindo o sopão, alimento para moradores de rua, e também um projeto para pessoas dentro da universidade.

A arrecadação se desenvolveu em várias fases. Primeiramente, uma parceria com a Bombar Folia, festa universitária organizada pela República Bombar, proporcionou que fossem arrecadados 800 quilos de alimentos. Uma gincana da RUA obteve doações de ração e até de sangue, além de revitalização de praças e espaços públicos.

As assistências sociais das prefeituras de São João del-Rei e de Santa Cruz de Minas auxiliaram os alunos na procura de locais que necessitavam de doação. Eles chegaram a arrecadar, em outras oportunidades, alimentos e roupas, mas o volume desta vez surpreendeu: 4 mil quilos de alimentos.

No ato da entrega, a UFSJ apoiou com o transporte dos alimentos em caminhão e a presença de funcionários terceirizados para auxiliar no descarregamento.

A Associação Atlética Acadêmica

A Atlética foi fundada em novembro de 2007, constitui-se de uma associação civil sem fins lucrativos, sem filiação partidária, sendo entidade laica, livre e independente de orientações filosóficas, partidárias ou religiosas. É uma entidade representativa dos estudantes da UFSJ. Visa proporcionar a todos os universitários práticas esportivas e benefícios que estimulam o crescimento pessoal.