UFSJ participa de encontro anual do "The Language Flagship"

Publicada em 23/05/2019

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participou do Encontro Anual do Programa “The Language Flagship”, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de maio, em Athens, no Estado da Geórgia (EUA).

A Universidade foi representada pelo reitor Sérgio da Gama Cerqueira; pela assessora para Assuntos Internacionais (Assin/UFSJ) e coordenadora institucional do Flagship na UFSJ, Liliane Assis Sade Resende; e pela professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac/UFSJ) e coordenadora pedagógica do Flagship Português, Carolina Vianini. Os três servidores da UFSJ tiveram suas despesas pagas pelo The Flagship Program, como todas as instituições dos países participantes.

Segundo Sérgio Cerqueira, que discursou durante o encontro, as parcerias internacionais propiciam fortalecimento para as instituições participantes e uma oportunidade de crescimento profissional e humano para os estudantes. O reitor também foi convidado para participar de visita técnica e reuniões antes do evento. Sérgio Cerqueira esteve reunido com lideranças da área de ensino e pesquisa e autoridades administrativas para definição de estratégias de ampliação da parceria, envolvendo outras áreas e a possibilidade de criação de um programa de pós-graduação conjunto.

O objetivo do encontro é compartilhar, anualmente, as melhores práticas do projeto, aprimorar conhecimentos e nivelar informações. Durante o evento, o aluno de mestrado da Universidade de Washington D.C., Alejandro Espinosa, ex-estudante da Universidade da Geórgia e que participou do The Language Flagship, narrou sua experiência como estudante intercambista na UFSJ, no período em que esteve no Brasil .

Dentro do The Language Flagship, sete línguas são consideradas estratégicas e, entre elas, está português - o Portuguese Flagship Program. E, na nossa língua, a UFSJ é a única universidade de língua portuguesa a receber alunos desse programa no mundo.

Em abril, foi celebrada a entrada da Universidade do Texas no Portuguese Flagship, que poderá enviar alunos intercambistas a partir de 2020, junto com a Universidade da Geórgia, que já participa do projeto. Nesse mesmo mês, visitaram a UFSJ e a cidade de São João del-Rei o diretor e a coordenadora do The Portuguese Flagship na Universidade do Texas, Orlando Kelm e Lindsey Jamieson.

De acordo com a Assistant Overseas Coordinator do Portuguese Flagship, Danielly Tolentino, a previsão é de que sete estudantes da Universidade do Texas estejam em São João del-Rei em 2020. Se for mantido o número de 13 estudantes vindos da Universidade da Geórgia, a UFSJ teria 20 estudantes intercambistas no próximo ano, o que seria o maior número nesses cinco anos em que a universidade integra o programa. No total, 40 intercambistas já passaram pela UFSJ.

Durante o intercâmbio, os estudantes participam de atividades acadêmicas, profissionais (estágios), sociais e culturais, o que inclui morar em repúblicas - convivendo com estudantes brasileiros -, participar de projetos sociais e viajar para cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

O The Language Flagship considera como línguas estratégicas o árabe, mandarim, coreano, persa, português, russo e turco.