Conheça as startups premiadas em evento na cidade de Congonhas

Publicada em 27/05/2019 - Fonte: ASCOM

“Viaje já”, “Meu sócio”, “Avalia aí” e “Respire”. Essas startups, que têm participação de alunos de diversos cursos da UFSJ, foram premiadas entre os dias 3, 4 e 5 de maio na cidade de Congonhas, no evento Startup Weekend, de imersão para incentivo de ideais, criação de startups e networks

O objetivo do Startup Weekend é testar e validar modelos de negócio. Durante o evento, os participantes recebem mentorias para melhor desenvolvimento de suas ideias. Foram 54 horas de imersão.

Conheça mais as startups premiadas:

Viaje Já: participam desta startup o aluno Hallex Meneghel, de Engenharia Química, Matheus Dourado, de Engenharia Mecatrônica, e Gabriel Valentino, de Engenharia Civil, todos do Campus Alto Paraopeba da UFSJ (CAP). A equipe, que conquistou o primeiro lugar, partiu da dificuldade das pessoas em definir para onde viajar e como fazer o roteiro da viagem.

Meu Sócio foi a segunda colocada. Tem a participação dos alunos Jonatan Davi Reis de Almeida, Júnia Maísa de Oliveira Pereira, de Engenharia de Telecomunicações, também do CAP, e Bruno Henrique da Silva Costa, de Economia, Campus Tancredo Neves da UFSJ (Ctan). A startup pretende juntar programadores no início de carreira com pessoas que possuem ideias e precisam de programadores.

Avalia Aí foi o terceiro lugar. Participam os alunos Leonardo Di Giuseppe, de Engenharia de Telecomunicações, Camila de Sousa Ferreira, de Engenharia de Bioprocessos, ambos do CAP. A proposta é avaliar as condições de carros usados para compra.

A menção honrosa ficou com a startup Respire, que propôs o desenvolvimento de um aplicativo que funcionaria como um diário virtual. Integrou a equipe o aluno Wesley Renato Costa Pena, de Engenharia Civil da UFSJ - CAP.

Startup Weekend

É um evento em que estudantes e profissionais diversos devem montar times e criar novas startups em apenas 54 horas, com o apoio de mentores e de especialistas. Após terem suas ideias aprovadas, as oito equipes participantes do Startup Weekend Congonhas foram para as ruas para identificarem a existência real do problema que inspirou cada uma dessas ideias. Na etapa seguinte, tiveram de encontrar uma solução para o problema e iniciar o projeto do mínimo produto viável.

Após esta verdadeira maratona de negócios e cercadas por um time de organizadores voluntários e mentores, as sete equipes passaram pela prova decisiva, os pitches (ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores) que foram avaliados por uma banca formada por três jurados: Ludimila Gonçalves, assessora jurídica para startups e microempresas; Lorraine Acipreste, diretora de interação com ecossistema e mídias digitais da Comissão de Direito para Startups da OAB MG Oficial; e Aristides Rocha Araújo, responsável pela coordenação do escritório Sebrae da microrregião Alto Paraopeba e Inconfidentes.