UFSJ promove aplicação do exame Celpe-Bras

Publicada em 31/05/2019 - Fonte: ASCOM

Provas aconteceram no Campus Santo Antônio nos dias 28, 29 e 30 de maio

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realizou nesta semana o Exame para Obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Esse é o único certificado de proficiência em português reconhecido pelo governo brasileiro, e é voltado para estrangeiros e brasileiros que residam no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não seja o português. O exame pode ser utilizado tanto para o ingresso de estudantes estrangeiros em cursos de Graduação e programas de Pós-Graduação no Brasil, como para imigrantes que desejam se naturalizar brasileiros.

As avaliações do exame para obtenção do Celpe-Bras ocorreram no campus Santo Antônio nos dias 28, 29 e 30 de maio e cerca de 30 pessoas fizeram as provas na UFSJ, que tornou-se recentemente um centro aplicador do certificado.

Uma delas é Yureth Rosales Barrero, cubano de Havana, formado em Engenharia Florestal que está fazendo o exame do Celpe-Bras para validar o título de graduação no Brasil. Yureth saiu de São Paulo para fazer a prova em São João del-Rei, pois as inscrições para o exame haviam se encerrado na capital paulista horas após a abertura. Ele conta que veio para São Paulo dois anos atrás com visto de turista, e agora busca se estabelecer no País, onde vive fazendo artesanatos em madeira de demolição.

Segundo a coordenadora do Posto Aplicador do Celpe-Bras na UFSJ, Ana Paula de Araújo Lopez, a realização da prova em São João del-Rei é importante, pois coloca a “UFSJ na rota de uma das principais ações de internacionalização da língua portuguesa, que é o Celpe-Bras’’. No total, são 127 postos de aplicação do exame no Brasil e no exterior, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

A prova foi dividida em duas etapas: uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita, e a produção em língua portuguesa; e uma parte oral, que avalia o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a proficiência do Português é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas (Parte Escrita) e em uma interação face a face (Parte Oral) que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita e/ou oral.

Mais informações sobre a prova, você encontra nas redes sociais do INEP: Twitter: (@inep_oficial), Instagram (@inep_oficial), Facebook, Youtube