Cinema, debate, mostra de ciência e troca de sementes em Sete Lagoas

Publicada em 06/06/2019

No dia 5 de junho, celebrou-se o Dia do Meio Ambiente. Em tempos de preocupação acirrada com os impactos ambientais, a UFSJ apresenta uma série de matérias especiais sobre o tema durante esta semana. Hoje, mostramos o que o Grupo Guayi de Agroecologia e os discentes da disciplina Fitopatologia, do Campus Sete Lagoas (CSL), prepararam pensando na data. Confira:

Cinema, debate, mostra de ciência e troca de sementes. A programação organizada pelo Grupo Guayi de Agroecologia e os discentes da disciplina Fitopatologia (Laboratório Fito-Eco), do Campus Sete Lagoas (CSL), para esta Semana do Meio Ambiente, é um convite para reflexão sobre questões tão inadiáveis nos dias de hoje, como aquelas que envolvem modos de produção, de ocupação, a forma como lidamos com a terra e com as comunidades tradicionais.

O filme escolhido, "Mulheres da Terra", revela a intensa relação das mulheres do oeste de Santa Catarina com a terra, as plantas e as sementes. As mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem como um dos principais projetos o de Produção, Recuperação e Melhoramento de Sementes Crioulas, que não sofreram modificações genéticas por meio de técnica e que são chamadas assim porque seu manejo foi desenvolvido por comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, e caboclos.

Além de trabalhar para que as sementes crioulas sejam preservadas, o grupo expressa o cuidado com a terra e o objetivo de libertação das mulheres. Elas respeitam as sementes como patrimônio dos povos a serviço da humanidade e repassam costumes e valores centenários das pessoas que encontraram na terra a sobrevivência de todos.

A exibição e demais atividades começam às 17h desta quinta, 6 de junho, na Casa da Cultura, centro de Sete Lagoas. Estão programadas para o mesmo local e horário a Mostra Ciência Fito Eco e uma troca de sementes - interessados podem levar suas sementes para a mesa de partilha.

O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Cultura e Juventude, e Prefeitura Municipal de Sete Lagoas (MG).