UFSJ concretiza instalação de sistema de monitoramento eletrônico em São João del-Rei

Publicada em 19/06/2019 - Fonte: ASCOM

A Universidade Federal de São João del-Rei, atendendo a demanda da comunidade, instala um sistema de monitoramento eletrônico em todos os campi de São João del-Rei. O Centro Cultural também receberá um sistema de alarmes. O principal objetivo dessa medida é oferecer mais segurança para todos os alunos, servidores, prestadores de serviço, visitantes e todos os demais que utilizam o espaço da Universidade. A implantação desse método também visa à proteção do patrimônio da instituição.

O sistema de monitoramento eletrônico é composto por 79 câmeras de segurança: 23 no Campus Santo Antônio, 28 no Campus Dom Bosco e 28 no Campus Tancredo Neves. As câmeras funcionarão 24 horas por dia para inibir depredações, violações, furtos, roubos e quaisquer outras ações que resultem em danos aos bens da UFSJ, além disso, também gerarão provas sobre ações tomadas nas áreas comuns dos campi, como roubos e furtos por exemplo.

Gilmar Cândido Rodrigues, do Setor de Segurança Institucional da UFSJ, explica que o sistema de alarmes instalado no Centro Cultural emitirá sinais remotos para a empresa contratada tomar medidas cabíveis: “O sistema integrará recursos de monitoramento por ‘alarmes, inibindo e/ou impedindo o acesso de pessoas não autorizadas nos locais e salas específicas ou mesmo de pessoas autorizadas, entretanto, com acesso fora do horário estabelecido como normal. Todos os sensores instalados irão enviar os sinais capturados à central de monitoramento da empresa contratada em função da programação realizada por local e horário.”

As câmeras também atuarão no controle de acesso de pessoas e veículos, permitindo visualizar, monitorar e gravar imagens de diversos ambientes simultaneamente. O novo sistema de monitoramento complementa o serviço de vigilância que já é realidade nos campi.

A pró-reitora de administração, Vera Lúcia Meneghini Vale, elucida sobre os objetivos de se ter essas câmeras: “Nós decidimos ter o sistema para contribuir e somar com a segurança dos campi. Existe a segurança orgânica, que é a feita pelos vigilantes e o monitoramento para somar ao trabalho dos vigilantes. A sensação de segurança com certeza será aumentada e nós teremos condições de rever qualquer ocorrência que aconteça por causa de qualquer frequentador dos campi”.

A contratação do serviço ocorreu em regime de comodato, com a locação de todos os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento do sistema, também são previstas manutenções preventivas e corretivas nos aparelhos.

Tecnologia

As câmeras utilizam a tecnologia IP (que é responsável por trafegar os dados capturados pelo equipamento em rede) e são interligadas diretamente na rede lógica da universidade. Foram priorizados locais estratégicos, de maior circulação de pessoas e que também são de extrema importância para acesso aos prédio dos campi, além dos estacionamentos. Todas as imagens serão visualizadas e gravadas por meio de servidor próprio e em tempo real. Por isso, elas poderão ser acessadas por outros computadores autorizados que estejam conectados à rede. Além disso, elas poderão ser recuperadas, visualizadas e convertidas em formato digital.

Regulamentação

Em 10 de dezembro de 2018, o Conselho Universitário da UFSJ aprovou a Resolução nº 43, a qual regulamenta a operação, o tratamento e o uso de imagens, dados e informações produzidos no circuito fechado de TV – CFTV – por videomonitoramento. Dentre outras providências, a resolução pressupõe que terceiros podem ter acesso às gravações de imagens, mediante ao preenchimento de formulário próprio (disponível na página do Setor de Segurança Institucional). Tanto os usuários do sistema de segurança, quanto os terceiros que possam ter acesso às imagens gravadas, são obrigados a preencher o Termo de Sigilo e Confidencialidade para resguardar e proteger as informações, documentos, materiais sigilosos e privacidade de quem foi gravado pelas câmeras.

O Setor de Segurança Institucional alerta, no entanto, que mesmo com a contribuição por parte do monitoramento eletrônico, ainda é necessária a colaboração e comprometimento de toda a comunidade acadêmica para estabelecimento de uma cultura de segurança. Qualquer atitude suspeita em qualquer campi da UFSJ, os vigilantes da universidade devem ser contatados.