Site ajuda estudantes a encontrar repúblicas, apartamentos e pensões

Quem nunca encontrou dificuldade na hora de encontrar uma casa para morar nos anos de faculdade? Hoje, aquele estudante que procura o seu espaço precisa explorar diversos caminhos para conseguir uma boa moradia - por exemplo, conversar com quem mora na cidade, acessar grupos no Facebook e Whatsapp focados nisso. Pensando nesse problema, Wellerson Barbosa Queiroz, estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de São João del-Rei, está desenvolvendo o site e o aplicativo UaiRep, totalmente gratuito, que organiza essas oportunidades.

Os universitários já podem procurar vagas em repúblicas, apartamentos e pensões pelo UaiRep. Hoje são 31 imóveis cadastrados - outros 15 já tiveram negociações concluídas, o que, segundo Wellerson, mostra que a ideia é promissora e de boa aceitação. Atualmente, quem quer divulgar as vagas preenche um formulário, em que insere as informações da república, e adiciona fotos. Após isso, a equipe do UaiRep divulga no site. “Estamos trabalhando para que as pessoas possam inserir as vagas elas próprias”, acrescenta Wellerson.

Além do site, há a previsão do lançamento, em breve, de um aplicativo para Android.

Gratuito

O serviço do UaiRep é gratuito. O objetivo é dar mais visibilidade às pessoas que anunciam vagas e proporcionar segurança para aqueles que buscam um lugar para morar. Por isso, o site conta com fotos do ambiente e a localização da casa.

Wellerson conta que a inspiração foi “a dificuldade que os calouros têm para encontrar os anunciantes das vagas. Dessa forma, veio a ideia de criar um site e fazer um aplicativo a partir do site”. O estudante explica que o serviço terá atualizações frequentes, “de acordo com a necessidade dos usuários”.

Como usar o UaiRep?

Quem está procurando república deve entrar na guia “Vagas Disponíveis” no site do serviço e explorar as vagas disponíveis para moradores.

Já quem deseja cadastrar uma vaga deve entrar no mesmo site, procurar a opção “Anuncie uma vaga” e preencher o formulário de interesse. Após isso, o UaiRep entrará em contato solicitando todas as informações necessárias para a realização do anúncio. Dentre as informações que devem ser especificadas estão: o valor médio das contas, os benefícios do local, endereço, fotos da casa e informações de contato.

Publicada em 19/06/2019