Abertas as inscrições para o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Publicada em 24/06/2019

Iniciativa busca reconhecer o trabalho de professores do campo da licenciatura no ensino superior

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o prêmio visa incentivar ações transformadoras no campo da licenciatura, fortalecendo o futuro da docência no campo do ensino superior. Podem concorrer ao prêmio professores formadores de cursos de licenciatura por todo Brasil. Os três selecionados receberão diploma e troféu, divulgação de seu trabalho na Fundação Carlos Chagas e prêmio no valor de R$ 20 mil.

As inscrições estão abertas até dia 29 de julho no site http://bit.ly/2RlV9JV. No mesmo endereço, podem ser consultados o edital e regulamento do prêmio, além de trabalhos vencedores em edições anteriores.

Para concorrer, candidatos devem submeter seus projetos para avaliação do Comitê da FCC. Cada professor tem direito a inscrever um projeto, que deve ter sido desenvolvido com alguma instituição de ensino superior em até dois anos antes da publicação do edital.

O texto deve conter detalhes do projeto junto com documentos comprobatórios da ação desenvolvida. As etapas de avaliação serão: submissão das inscrições, entrevista via Skype dos classificados e anúncio dos vencedores. A premiação está marcada para ocorrer dia 22 de novembro.

O prêmio

A honraria recebe o nome do professor Rubens Murillo Marques. Bacharel em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Rubens possui uma longa trajetória em defender o ensino superior.

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi professor nos cursos de Medicina e fundou o Instituto de Matemática, além de criar e implementar o primeiro curso de nível superior de Bacharelado em Estatística no Brasil e o curso de Bacharel em Ciência da Comunicação, em 1968.

O professor também lecionou em escolas de São Paulo e foi diretor-presidente da Fundação Carlos Chagas entre 1986 e 2009. Pelos serviços prestados recebeu o título de Presidente de Honra em 2010, ano da primeira edição do prêmio.