Inscrições para oficinas do Inverno Cultural começam nesta sexta, 28

Quer conhecer as oficinas que o Inverno Cultural UFSJ oferece neste ano e garantir sua vaga? O guia de oficinas já está disponível no site www.invernocultural.ufsj.edu.br. As inscrições serão feitas no mesmo link a partir de sexta-feira, 28 de junho. Todas as oficinas são gratuitas.

Interessados devem ficar atentos para não perder a oportunidade, pois as vagas são limitadas. As inscrições de cada oficina estarão abertas enquanto houver vaga disponível. Uma vez esgotadas as vagas de uma oficina, os interessados poderão pleitear vagas de desistência no primeiro dia de cada oficina, indo diretamente ao local da atividade.

No total, são 47 oficinas e 988 vagas distribuídas nas áreas de Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música e Mutirão Cultural, 55% delas promovidas por artistas locais. Confira a seguir a relação por área.

Arte-educação

Teatro de sombras para criança; Miniteatros; Mãos ao alto! O jogo vai começar!; Dança e improvisação: con-tato entre mundos; Cantos, contos e brincadeiras musicais; Meias perdidas? Brinquedos artesanais; Iniciação ao circo; Prática de meditação e kindfulness (bondade plena); História e documentário: construindo narrativas

Artes cênicas

Da ideia ao papel - elaboração de projetos; Teatro documentário e urgências sociais; O som na cena contemporânea: introdução à criação; Fluxo aéreo; Bala perdida: processos criativos pesquisa dramatúrgica; Residência coreográfica "Cópia"; Espaço sentido; Quem tem medo de preto?

Artes visuais

Xilogravuras: projeto "Identidades"; Poética da ilustração: presença do invisível; Graffiti e muralismo: o CURA - Circuito de arte urbana de Belo Horizonte; Quero ser Youtuber; Vivenciando a cultura popular: oratórios e relicários reciclados; Roteiro para séries; Oficina de tinta de terra; Fotografia urbana: processos criativos; Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça - oficina de introdução à produção audiovisual; Mosaico cerâmico com a comunidade Senhor dos Montes; APAE aberta: oficina de cerâmica;

Literatura

Oficina de videopoemas; Ateliê de literatura dramática: dramaturgias; Ensaios de liberdade: literatura dramática para jovens; Poesia digital: criação de poemas com ferramentas digitais; Oficina escrita poética;

Masterclass: Grupo Brasileirinhos (Choro)

Mutirão Cultural

Farmácias vivas, segurança e soberania alimentar - da etnobotânica ao cultivo e uso de plantas medicinais; Acarajé raiz; Bateria nota mil: o coração da escola; Oficina de RAP: ritmo e poesia da quebrada; Oralidades urbanas; Customização de lixo em arte; Cúpulas geodésicas em bambu; Oficina de camiseta autoral - faça você mesmo; Assumindo nossas raízes; Resgatando a marcenaria artesanal; No fio da meada; Oficina de biocosmética intuitiva; Por dentro da magrela: manual de primeiros-socorros para o ciclista em apuros

Para as oficinas do Mutirão Cultural, 50% das vagas serão para o público em geral, com inscrições pelo sistema, e 50% para moradores do Senhor dos Montes e entorno, que poderão fazer inscrições presenciais no Fortim dos Emboabas, de 15 a 19 de julho, entre 9h e 17h.

Como se inscrever

Os interessados devem se cadastrar e depois escolher a oficina desejada. Os pais ou responsáveis devem fazer o cadastro com seus dados pessoais para depois incluir a ficha de inscrição do filho como dependente na oficina.

31° Inverno Cultural UFSJ

Neste ano, o Inverno Cultural UFSJ acontecerá de 20 a 28 de julho e apresenta como tema "Semear", promovendo discussões sobre o papel e lugar da arte como ponte para processos de compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo no âmbito urbano. Como a arte se expressa em meio à cidade e seus movimentos e fluxos? Como ela interage, influencia e modifica a paisagem e a vivência do público?

Para mais informações e novidades, acesse os canais:
Site: www.invernocultural.ufsj.edu.br
Facebook: @invernocultural