Inverno Cultural da UFSJ lança programação 2019

Publicada em 01/07/2019 - Fonte: ASCOM

O 31º Inverno Cultural da UFSJ está pronto para movimentar a última semana de julho, entre os dias 20 e 28. A programação completa foi disponibilizada nesta segunda-feira, 1º de julho, no site oficial para quem quiser consultar e já se preparar para o festival. Em nove dias de muita agitação, o público terá à disposição um total de 135 atrações artístico-culturais gratuitas que traduzem o tema “Semear”, escolhido para esta edição do evento.

Em 2019, a arte e a cultura são vistas como pontes para outras formas de viver em sociedade, tendo como premissa a diversidade, conceito dentro do qual foi construída a programação do festival. Na busca por traduzir a pluralidade de saberes, estilos e representatividades, o Inverno Cultural da UFSJ traz para o palco o samba de “Aline Calixto”, a MPB de “As Bahias e a Cozinha Mineira”, o pop rock de “Jay Vaquer” e a música celta da banda “Tuatha de Danann”.

O teatro tem como destaque o espetáculo “Por visões”, da Cia Passo a 2 de Teatro, que faz uma reflexão sobre o valor da palavra, os acordos e a credibilidade nos dias de hoje. Já a peça “Incômodos”, do grupo Corpo Coletivo, surpreende os espectadores ao ser apresentada dentro de casas ou apartamentos da cidade. O espetáculo “NIGHTVODKA”, do Grupo de Teatro Armatrux, explora as relações entre seres humanos, revisitando temas de cunho humanitário, político, existencial e de protesto.

As artes visuais trazem a primeira exibição pública do documentário “Invenções da Alma”, apresentando os trabalhos de artistas plásticos brasileiros de raiz. A exposição “Como costurar as margens” irá propor um novo olhar para o Córrego do Lenheiro, onde será montada para que toda a cidade possa apreciar. A fotografia estará representada pela mostra lambe-lambe “Olhares da Diáspora”, que estampará o empoderamento da mulher negra nos muros da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei.

Na literatura, além dos tradicionais “Lançamento de Livros” e “Concurso de Poemas”, a performance poética “Noite Mal Dita”, do Coletivo Helleborus, apresenta os textos de jovens poetas de São João del-Rei. “Os Carmins – e as outras cores”, do produtor e gestor cultural Pedro Lago, propõe um processo de co-criação literário, teatral e musical.

As oficinas também estarão presentes em grande variedade, oferecendo cerca de 50 opções para o público do evento. Rap, fotografia, dança, brinquedos artesanais, cerâmica estão entre as diversas possibilidades disponíveis no Inverno Cultural. As inscrições já estão abertas para os interessados em participar.

Arte popular ganha espaço: A edição 2019 inaugura um espaço que abre as portas do festival para mestres dos conhecimentos tradicionais, artistas, artesãos e trabalhadores de reconhecido valor artístico e/ou cultural. Como uma das grandes áreas do Inverno Cultural, o “Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes” surpreenderá ao expor o valor das expressões artísticas encontradas em trabalhos manuais, como bordados e marcenaria, na comunicação popular por meio do grafite e do cinema, além de manifestações dentro de temáticas como Carnaval, a Culinária Tradicional e os Contadores de Histórias.

Eventos infantis diversos: A programação para a criançada recebeu atenção especial do 31ª Inverno Cultural. Um total de 22 eventos foram preparados para os pequenos com atrações em todos os dias do festival. Contações de histórias, peças teatrais e atividades circenses estarão disponíveis para o público infantil curtir o final das férias escolares.

Shows dentro do campus: Neste ano, o palco principal do 31º Inverno Cultural estará dentro do Campus Santo Antônio. Após anos de montagens nas ruas da cidade, os shows de música serão realizados dentro da UFSJ, convidando toda a comunidade a conhecer a universidade de uma nova forma e se surpreender com toda a diversidade de público, de propostas e de apresentações trazidas pelo festival.

O Inverno Cultural é um evento organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei e pela Fundação de Apoio à  Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF).