Abertas inscrições de Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas

Publicada em 03/07/2019

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFSJ informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Permanência deste ano. Ao todo, 4 mil bolsas serão disponibilizadas para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Bolsa Permanência do Ministério da Educação.

No portal, o estudante deve clicar na opção "primeiro acesso" e, em seguida, "solicitar acesso". Após informar os número do CPF, poderá realizar o cadastro. Os documentos requisitados pelo Ministério da Educação são: a) autodeclaração de raça; b) declaração da comunidade do candidato (quilombola ou indígena); c) Declaração da Funai ou da Fundação Cultural Palmares; e d)Termo de compromisso do (da) bolsista. A bolsa é oferecida no valor de R$ 900.

Os estudantes têm até 30 de agosto para se inscrever. A Universidade tem até o dia 30 de setembro para analisar e autorizar os cadastros. Caso haja dúvidas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis estará disponível para oferecer as devidas orientações, desde que o candidato faça um agendamento de horário.