UFSJ recebe pesquisador responsável pelo desenvolvimento da plataforma Kytos

Publicada em 04/07/2019

O Departamento de Ciências da Computação (DComp) anuncia duas palestras para esta sexta-feira, 5, no Campus Tancredo Neves (CTan). Os eventos marcam o final deste primeiro semestre letivo e abordam temas como o protocolo OpenFlow e a plataforma Kytos.

A primeira palestra do dia, intitulada Redes Definidas por Software: Visão geral do protocolo OpenFlow, acontece a partir das 9h30, no auditório do CTan. O pesquisador Bernardo Leal, do Núcleo de Computação Científica da Unesp e responsável pela equipe de desenvolvimento da plataforma Kytos, ministra a palestra.

A plataforma Kytos é o tema da roda de conversa entre Bernardo e os estudantes, que acontece à tarde, a partir das 13h30, no Dcomp. Trata-se de uma plataforma de código aberto (open source, no jargão da computação), desenvolvida para ser utilizada junto a controladores SDN. A conecpção é da equipe do Centro de Análise e Pesquisa São Paulo (Sprace) e do Núcleo de Computação Científica da Unesp, com financiamento estatal e privado.

De acordo com o portal Unesp Ciência, a tecnologia do Kytos será utilizada para transmissão de dados do telescópio com a maior câmera digital do mundo, que será instalado no Chile.