Inscrições abertas para padrinhos e madrinhas culturais de programas de intercâmbio

Publicada em 10/07/2019

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin) seleciona alunos voluntários interessados em fazer parte do Programa de Apadrinhamento Cultural dos programas de cooperação Brasil-Colômbia (Bracol) e Brasil-México (Bramex), que consistem no intercâmbio de estudantes de graduação entre universidades desses países. O objetivo principal é contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica de ambos os países. As inscrições vão até o dia 11 de julho.

Os alunos selecionados devem acompanhar os alunos estrangeiros dos programas acima na disciplina "PLE: Português como Língua Estrangeira: comunicação, história e culturas brasileiras", ministrada pelo professor Flávio Leal. Serão oferecidas seis vagas e mais quatro no cadastro de reserva, totalizando dez oportunidades.

Entre as atribuições, estão: auxiliar o aluno estrangeiro na obtenção de músicas, textos, poemas, para serem utilizados em sala de aula; auxiliar o aluno estrangeiro no entendimento sobre as diferentes culturas do Brasil; auxiliar o aluno estrangeiro a se integrar e socializar na comunidade interna da UFSJ,
através de eventos, projetos e grupos de estudo; estar disponível para auxiliar o aluno estrangeiro durante todo período de aulas, em sistema de revezamento com outros padrinhos / madrinhas (segundo semestre acadêmico de 2019); Participar, a convite da Assin, de atividades culturais juntamente com os alunos estrangeiros, como visitas e viagens.

A chamada está publicada em https://ufsj.edu.br/assin/chamadas__editais.php e é válida somente para alunos matriculados nos campi de São João del-Rei. Em caso de dúvidas, interessados podem entrar em contato pelo telefone (32) 3379-5812, e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br ou Facebook (AssessoriaInternacionalUFSJ).