Novo regulamento das bibliotecas da UFSJ entra em vigor

O novo regulamento da Divisão de Bibliotecas (Dibib) da UFSJ entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 11 de julho. Devido à novidade, todos que realizam empréstimos das bibliotecas da Universidade devem ficar atentos às mudanças implementadas.

A principal novidade é a extinção da cobrança de multas, que foi substituída pela adoção do sistema de suspensão de empréstimos como penalidade. Também foi implantada a utilização de senhas para retirar livros das bibliotecas, além do envio de alertas via e-mail, chamando a atenção para devolução de material e penalidades em aberto.

O perfil dos usuários terá uma foto cadastrada no sistema, o que torna a apresentação da Carteirinha Institucional opcional.

Todas as novas normas podem ser consultadas no link Regulamento, no site da Dibib.

Novo software

A UFSJ adquiriu um novo sistema de gerenciamento de bibliotecas: o Pergamum. O software possui mais funcionalidades que o anterior, possibilitando uma navegação mais ágil pelos usuários. O novo programa oferece uma melhor interface para utilização em celulares, o que facilita a consulta ao acervo e os procedimentos de renovação e de reserva de material online. Outro benefício trazido é o acesso ao catálogo das bibliotecas pelo celular, por meio do uso da ferramenta QRCode, código que exclui a necessidade de digitação de senhas.

O sistema permite ainda a utilização de biometria para identificação de usuários e de empréstimos realizados, funcionalidade que será implementada nas bibliotecas da UFSJ posteriormente. 


Publicada em 11/07/2019
Fonte: ASCOM

 Voltar