Aline Calixto, Jay Vaquer e Tuatha de Danann se apresentam nos últimos dias de Inverno Cultural

Desde o último sábado, 20 de julho, dezenas de eventos proporcionam arte e cultura em diversas partes de São João del-Rei. É o 31º Inverno Cultural UFSJ, que prossegue até domingo, 28. As atividades são gratuitas e traduzem o tema “Semear”, escolhido para esta edição do evento. Entre os destaques dos últimos dias estão os shows de Jay Vaquer (sexta-feira), Aline Calixo (sábado) e Tuatha de Danann (domingo), todos eles no Palco Inverno.

Confira o que vem por aí:

Teatro

O teatro tem como uma das atrações o espetáculo “Por visões” (25), da Cia Passo a 2 de Teatro, que faz uma reflexão sobre o valor da palavra, os acordos e a credibilidade nos dias de hoje. Já a peça “Incômodos” (de 25 a 27), do grupo Corpo Coletivo, surpreende os espectadores ao ser apresentada dentro de casas ou apartamentos da cidade. O espetáculo “Nightvodka” (26), do Grupo de Teatro Armatrux, explora as relações entre seres humanos, revisitando temas de cunho humanitário, político, existencial e de protesto.

Exposições e vídeos

As artes visuais trazem a primeira exibição pública do documentário “Invenções da Alma”, apresentando os trabalhos de artistas plásticos brasileiros de raiz. A exposição “Como costurar as margens” irá propor um novo olhar para o Córrego do Lenheiro, onde já está montada desde a abertura do Inverno, para que toda a cidade possa apreciar. A fotografia estará representada pela mostra lambe-lambe “Olhares da Diáspora”, que estampará o empoderamento da mulher negra nos muros da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei.

Literatura

Na literatura, além dos tradicionais “Lançamento de Livros” e “Concurso de Poemas”, destaque para “Os Carmins – e as outras cores” (24), do produtor e gestor cultural Pedro Lago, propõe um processo de co-criação literário, teatral e musical.

Oficinas

Cerca de 50 oficinas estão acontecendo ou irão acontecer nos próximos dias. Rap, fotografia, dança, brinquedos artesanais, cerâmica estão entre as diversas possibilidades disponíveis no Inverno Cultural. No caso das oficinas que ainda não se iniciaram, interessados podem comparecer no primeiro dia de atividade para ocupar eventuais vagas remanescentes.

Arte popular ganha espaço

A edição 2019 inaugura um espaço que abre as portas do festival para mestres dos conhecimentos tradicionais, artistas, artesãos e trabalhadores de reconhecido valor artístico e/ou cultural. Como uma das grandes áreas do Inverno Cultural, o “Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes” caiu nas graças da população, que tem lotado atividades como de bordados e marcenaria, de comunicação popular por meio do grafite e do cinema, relacionadas a Carnaval, a culinária tradicional e a contação de histórias.

Eventos infantis

A programação para a criançada recebeu atenção especial do 31ª Inverno Cultural. Um total de 22 eventos foram preparados para os pequenos com atrações em todos os dias do festival. Contações de histórias, peças teatrais e atividades circenses já estão acontecendo. Destaque para o espetáculo Aquático, na Praça da Biquinha (26). Veja matéria especial sobre essa programação aqui.

Música

O palco principal do 31º Inverno Cultural, situado no Campus Santo Antônio da UFSJ, já recebeu shows como “As Bahias e a cozinha mineira, Felipe Oliveira e Refinaria. Nos próximos dias, as atrações são Ladrão (25), Mari P (25), Jay Vaquer (26), KA2 (26), Aline Calixto (27), Amorina (27), Tuatha de Danann (28) e Saguaros (28). A programação musical acontece, também, no Conservatório Estadual de Música, que destaca Duo Aduar (25), Chora Genésio toca Ian Guest (26) e Brasileirinhos (26).

O Inverno Cultural é um evento organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei e pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF).

Para mais informações e novidades sobre o 31° Inverno Cultural UFSJ, acesse os canais:
Site: www.invernocultural.ufsj.edu.br
Facebook: @invernocultural
Twitter: @invernocultural
Instagram: @invernocultural
 


Publicada em 24/07/2019
Fonte: ASCOM

 Voltar