Exposição de Carlos Araújo tem apoio da UFSJ

Publicada em 09/08/2019 - Fonte: ASCOM

A exposição "Fé e arte", do artista Carlos Araújo, conhecido mundialmente por suas figuras que transcendem o figurativo, está aberta para visita na DM Galeria, em São João del-Rei, até 20 de agosto. O evento tem apoio da UFSJ e curadoria do artista plástico Diego Mendonça. A obra de Carlos Araújo é uma versão de fé, baseada nos textos Bíblicos. Por meio da pintura, o artista compartilha sentimentos da humanidade, na relação afetiva, como na tela “A sagrada família”.

A mostra tem como um dos objetivos resgatar o panorama artístico cultural do país. A visita à exposição é pública e gratuita, o que contribui para a democratização do acesso da sociedade aos bens artísticos nacionais, como explica Diego Mendonça. "A mostra será para o deleite dos mineiros e visitantes de São João del-Rei e região que, certamente, não sairão da exposição sem mergulhar no universo artístico de Araújo e levarão um pouco mais de fé para casa", arremata.

Para Diego, apreciar uma obra de Carlos Araújo é "mergulhar em um mundo pictórico recheado de fé. Suas manchas são agraciadas com retalhos de formas humanas e fazem o espectador perder o fôlego", garante. O curador detalha que, "com camadas brutais de tintas ou com a delicadeza das silhuetas, o conjunto traz um resultado que mais parece uma sinfonia de cores, orquestrada ao bom gosto e totalmente agradável ao olhar e ao coração.”

Carlos Araújo

Carlos é pintor, desenhista e litógrafo. Cursou engenharia na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Em 1974 faz a primeira exposição individual, no Masp, local em que realiza outras exposições. No decorrer de sua carreira, realiza diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e exterior. Em 1980, o painel Anunciação, de sua autoria, é enviado pelo governo brasileiro ao Papa João Paulo II. Em 1984, é premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA.

Para o professor de História e Teoria da Arte Robert C. Morgan, é revelador ver o trabalho de um artista que sai em busca de algo mais profundo, algo que vive debaixo da superfície de um mundo voraz e vazio. “Suas pinturas oferecem uma nova possibilidade de ver mais além das convenções normativas e dos signos automáticos que invadem nossas vidas.”

A DM Galeria funciona na rua Gustavo Alves Braga, 315 B, bairro Guarda-Mor, em São João del-Rei. A visitação acontece até 20 de agosto, às terças (das 9h às 13h) e de quinta a sábado (das 14h às 18h).