Aulas de alfabetização de pessoas idosas começam nesta segunda

Publicada em 09/08/2019

Na próxima segunda-feira (12), o Grupo de Alfabetização de Pessoas Idosas, iniciativa extensionista da UFSJ, dá início às suas atividades deste semestre letivo. As aulas são gratuitas, abertas à comunidade em geral e tem como foco pessoas a partir de 60 anos em qualquer nível de alfabetização. Os encontros são realizados semanalmente no Campus Dom Bosco.

O grupo teve início em 2017 ainda como projeto, e, hoje, como parte do programa de extensão intitulado “Alfabetização e Letramento de Pessoas Idosas”, continua seu trabalho com a população idosa são-joanense. A ideia é alcançar esta parcela da população, que é crescente no país e que ainda não teve oportunidade de frequentar as salas de aula. Especificamente em São João del Rei, são mais de 10 mil idosos, e cerca de 8 mil que estão nessa faixa etária são analfabetos, aponta a coordenadora do programa e professora do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced), Mônica de Ávila Todaro. O projeto é contínuo e recebe alunos a qualquer momento do ano.

As aulas são planejadas para atender ao público-alvo e possuem uma dinâmica específica para que todos os participantes sejam envolvidos, independentemente do seu nível de alfabetização. Mônica Todaro, que é formada em pedagogia e possui mestrado em Gerontologia pela Faculdade de Educação da Unicamp, percebe, com as atividades do grupo, um efeito secundário: “cria uma socialização incrível e tem impacto na qualidade de vida, na autoestima. As pessoas se sentem muito empoderadas, porque é um espaço só delas”.

Todo o material utilizado em aula é oferecido pelo programa. A sala é preparada para receber os alunos da terceira idade às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h. O local das aulas é a “sala Paulo Freire” (1.47), no Campus Dom Bosco. As inscrições podem ser feitas no local ou pelo telefone (32) 9 8417-4444 com Layla Fares.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ apresenta, em parceria com o projeto Comunica Extensão, novidades sobre as atividades extensionistas da UFSJ. Acompanhe!