UFSJ lança projeto de valorização das colações de grau oficiais

Publicada em 20/08/2019

A Universidade Federal de São João del-Rei lançou na última semana um projeto para retomar a utilização de becas nas colações de grau da instituição. A estreia da iniciativa foi realizada no dia 12 de agosto, no Anfiteatro do Campus Sete Lagoas, com a participação das turmas de formandos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Interdisciplinar em Biossistemas. O reitor Sérgio Cerqueira foi representado na solenidade pelo pró-reitor de Ensino de Graduação (Proen), Lincoln Cardoso Brandão, na qual foram entregues diplomas a 30 alunos da instituição.

A cerimônia teve ainda a presença dos coordenadores dos cursos de Engenharia Agronômica, Cláudio Manoel Teixeira Vitor; de Engenharia de Alimentos, Rui Carlos Castro Domingues; de Engenharia Florestal, Mayra Luiza Marques da Silva; de Interdisciplinar em Biossistemas, Ana Paula Coelho Madeira Silva; além do Diretor da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico, José Roberto Ribeiro.

Durante a cerimônia, foram realizados diversos ritos que compõem as colações de grau tradicionais. Além de vestir becas, o canudo foi entregue aos formandos pelo pró-reitor, assim como a outorga de grau.

Idealizado pela Assessoria de Comunicação Social da UFSJ (Ascom) e pela Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon) da Proen, o projeto visa promover todas as colações de grau da universidade de maneira formalizada, dentro das quais estejam presentes os elementos de cerimonial inerentes à solenidade.

O evento do dia 12 de agosto teve a participação das coordenações e dos discentes dos cursos que trabalharam para realização do piloto do projeto, com a organização da logística local.

O chefe da Ascom, Bruno Carvalho, destacou as contribuições da comunidade acadêmica do Campus de Sete Lagoas para teste do novo formato proposto para as formaturas da UFSJ. "Nosso intuito é dar lugar de destaque à formatura no calendário acadêmico da instituição, uma vez que é um dos momentos mais importantes para os alunos que escolhem a UFSJ para estudar", completou.