Conheça os trabalhos de iniciação científica da UFSJ aprovados para evento da SBPC

Publicada em 22/08/2019

Sexualidade feminina e histeria na psicanálise, diabetes, crescimento populacional e dinâmicas econômicas são alguns dos temas abordados pelas pesquisas

Entre os dias 21 e 27 de julho deste ano foi realizada a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS). O tema central foi “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Dez alunos da UFSJ tiveram seus trabalhos aprovados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que é uma das atividades propostas pelo evento destinada a divulgar trabalhos científicos de estudantes indicados e vencedores de congressos, mostras, de instituições de ensino do Brasil.

A graduanda de Medicina, Maria Alejandra Rondon Gomez, que apresentou o trabalho intitulado “Análise de prontuários de pacientes diabéticos atendidos em Unidades Básicas De Saúde (UBS) do município de São João del-Rei, Minas Gerais - relação entre diabetes e hipertensão arterial”, considera um privilégio ter participado do JNIC e apresentado seu trabalho em um dos maiores eventos do ramo científico da América Latina. “Difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento é o melhor exemplo de ação para garantir a continuidade do desenvolvimento de pesquisas em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação”.

Esses dez alunos foram indicados porque seus trabalhos foram destaques no Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ do ano passado. O estudante de Geografia, Rafael César Costa Silva, que participou do Seminário de Iniciação Científica (SIC), afirma que o SIC “foi um divisor de águas” em sua trajetória acadêmica, possibilitando chegar ao JNIC este ano. “O Seminário foi a minha primeira experiência apresentando algum projeto para avaliadores externos. Creio que a participação no evento de nossa própria instituição é de suma importância, pois ouvir o parecer de uma pessoa imparcial, que não participou do desenvolvimento da pesquisa, contribui para termos a possibilidade de aperfeiçoar ainda mais o trabalho e, assim, seguir outras etapas, como mestrado e doutorado”.

Além da oportunidade de compartilhar conhecimento, eventos como a 71ª SBPC também ajudam a debater temas controversos da sociedade. O trabalho apresentado pela aluna da Psicologia da UFSJ, Giovana Barbosa, aborda a histeria e a sexualidade feminina dentro da psicanálise. A estudante aponta que há uma série de controvérsias na produção da psicanálise em relação à feminilidade. “Tive a oportunidade de entrar em contato com produções científicas de uma diversidade de áreas e, em contrapartida, de apresentar meu trabalho para muitas pessoas, de diferentes universidades e que, muitas vezes, nunca haviam tido contato com a psicanálise e com a psicologia”. Conclui.

71ª SBPC

O SBPC é realizado desde 1948 em um estado brasileiro diferente a cada ano. O objetivo, segundo a organização, é “debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população”. Esse ano a reunião recebeu mais de 30 mil pessoas nos sete dias de evento.

Trabalhos aprovados

Amanda Reis de Castro - UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM POLITICAMENTE CORRETA - Profa. Dylia Lysardo Dias (DELAC) - CDB

Ana Carolina Ferreira França - Padrões de distribuição de estômatos, células buliformes e incolores nas epidermes adaxial e abaxial em folhas de espécies de Axonopus P.Beauv. (Poaceae, Panicoideae) - Profa. Juliana de Paula Souza (DECEB) - CSL

Ana Cristina Oliveira Conti Neves - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AUXILIAR PARA ANÁLISE ESPECTROSCÓPICA DE SISTEMAS ESTELARES MÚLTIPLOS - Profa. Kelly Beatriz Vieira Torres Dozinel (DEFIM) - CAP