Dias 25 e 26: Conferência Internacional sobre Iluminação Cênica na UFSJ

Publicada em 23/08/2019

A iluminação é elemento fundamental para a cena teatral desde o século XVI, crescendo em importância desde o advento da iluminação elétrica, dois séculos depois. Atualmente, expandiram-se as possibilidades de sua aplicação, tal como as áreas de atuação dos especialistas. Neste agosto, o tema está em alta no Departamento de Artes Cênicas da UFSJ, que recebe a Conferência Internacional sobre Iluminação Cênica, nos dias 25 e 26, no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan).

O destaque do evento é a participação das professoras Veronique Perruchon (Universidade de Lille, França) e Nadia Moroz Luciani (Universidade Estadual do Paraná - Unespar), presentes a duas mesas de debates, na segunda-feira, 26. A primeira delas, sobre performatividade da luz, apresentada por Nadia, começa às 9h, na sala 2.06 do Reuni. À noite, a partir das 19h30, as duas apresentam conferência sobre iluminação e teatralidade, no auditório do Ctan.

De acordo com o professor do Departamento de Artes Cênicas da UFSJ, Berillo Nosella, grande parte da literatura especializada em iluminação cênica é publicada em inglês, francês e alemão, o que dificulta o acesso de estudantes brasileiros. Por isso, é tão singular esta oportunidade de estar diante das pesquisadoras, referências na área. Veronique coordena o grupo de estudos Lumière de Spetacle, ao lado Cristina Grazioli (Universidade de Pádua, Itália), que esteve na UFSJ em 2016. “A visita só estreita laços, e esperamos que gere frutos como intercâmbios, cooperação de pesquisa e publicações”, afirma Berillo.

Sobre o papel da iluminação na cena teatral, o professor explica que ela está diretamente ligada ao sentido da visão, não apenas no ato mecânico de enxergar. A forma com que o objeto em cena é iluminado direciona a própria percepção do público. “Pelos seus potenciais de temperatura de cor, contraste e intensidade, a luz desenha e define a relação, as sensações, e a leitura de uma obra”, completa.

Convidadas

Véronique Perruchon é professora do Centro de Estudos das Artes Contemporâneas e do Programa de Pesquisa Iluminação de Espetáculo, da Universidade de Lille. Orientada por Georges Banu, sua tese de doutorado trata da obra de André Engel, diretor de teatro francês. Sua especialização é justamente a iluminação cênica, tema do livro “Noir. Lumiére et théâtralité” (“Preto. Iluminação e teatralidade”), que estará disponível durante a Conferência.

Nadia Moroz é coordenadora do Laboratório de Iluminação Cênica da Unespar e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Iluminação Cênica. Suas pesquisas têm como foco a docência da iluminação cênica e a prática performática com a luz. Graduada em Comunicação Visual, especialista em Design (Universidade Federal do Paraná), mestre em Teatro (Universidade Estadual de Santa Catarina), atualmente realiza doutorado em Artes Cênicas, na USP.

Esta conferência faz parte do ciclo de palestras que Veronique Perruchon realiza no Brasil. Além da UFSJ, a professora também visita outras sete instituições de ensino superior, como USP, Ufop e UFRN.