Reitor participa de reunião do Conselho Pleno da Andifes

Publicada em 23/08/2019

Pauta incluiu debates sobre Future-se e bolsas do CNPq

O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Sérgio da Gama Cerqueira, participou, nesta quinta-feira, 22, da 128º Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A pauta do encontro incluiu a definição de um alinhamento sobre o Programa Future-se, do Ministério da Educação, e ainda o debate sobre questões referentes ao direcionamento de recursos para bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o reitor Sérgio Cerqueira, é de extrema importância que as instituições se unam em defesa da educação e o encontro, promovido pelo conselho da Andifes, é o local ideal para iniciar esse tipo de discussão. “Durante as reuniões, estão presentes os reitores e dirigentes de todas as instituições federais o que permite a promoção de um debate amplo. É fundamental que as ações propostas sobre estes temas sejam elaboradas em conjunto e estruturadas com foco na defesa efetiva da educação e também das pesquisas desenvolvidas no país”, completou o reitor da UFSJ.

Realizado em Brasília, além dos membros do conselho, participaram do encontro o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Silva, e a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Antônia Fonseca Sobral.