Unidades de saúde de Divinópolis oferecem tele-eletrocardiograma em parceria com a UFSJ

Publicada em 30/08/2019

O Núcleo de Telessaúde do Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ (CCO), em Divinópolis, oferece serviços de eletrocardiograma (ECG) a seis unidades da Atenção Primária à Saúde (APS): Centro, Afonso Pena, São José, Centro Social Urbano-CSU, Itaí e Ipiranga. O diferencial do projeto é a utilização da internet para a análise à distância por médicos localizados na Universidade, o chamado tele-eletrocardiograma. A iniciativa contribui para suprir a demanda por este tipo de exame da população divinopolitana de cerca de 202 mil habitantes.

O tele-eletrocardiograma é realizado na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), porém, diferentemente do eletrocardiograma, a imagem registrada é enviada para especialistas na Universidade, que analisam o resultado e emitem o laudo ainda no mesmo dia. O resultado, então, é enviado novamente para a UBS de origem do paciente.

A professora e coordenadora do Núcleo do CCO/UFSJ, Clareci Cardoso, explica que o principal impacto do ECG nas UBS é a melhoria da resolutividade e agilidade da Atenção Primária em Saúde: “como o exame é realizado na própria unidade ou na unidade mais próxima ao domicílio, isso evita longos deslocamentos do paciente e permite a intervenção imediata e oportuna aos problemas cardiovasculares por parte da equipe médica”.

Outra questão importante é o padrão do laudo do exame, que é realizado de acordo com normas internacionalmente estabelecidas (Código Minessota). “O laudo do exame realizado em Divinópolis é reconhecido em qualquer lugar o mundo”, complementa a coordenadora.

Histórico

Antes de iniciar os atendimentos utilizando o aparelho de eletrocardiograma, os profissionais das UBS foram treinados por professores e acadêmicos do curso de Medicina do CCO/UFSJ que integram o Núcleo. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades receberam as orientações necessárias, e os procedimentos foram supervisionados pela professora Clareci Cardoso.

O sistema de telessaúde no município foi resultado da parceria entre a Rede de Teleassistência de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) e o Núcleo de Telessaúde do CCO/UFSJ.  

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ apresenta, em parceria com o projeto Comunica Extensão, novidades sobre as atividades extensionistas da UFSJ. Acompanhe!