Komiketo Baja vence duas provas entre mais de 30 equipes em disputa regional

Publicada em 02/09/2019

Equipe alcançou sétimo lugar geral e agora se prepara para a disputa nacional

A equipe Komiketo Baja, atividade extracurricular promovida pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (Sae Brasil) dentro da UFSJ, conquistou o 7º lugar geral no 13º Baja Regional - Etapa Sudeste 2019. Entre mais de 30 equipes, o time da UFSJ se destacou nas provas de Rampa Lateral e Aceleração, nas quais ficou em primeiro lugar e Suspensão, em que se classificou em segundo lugar. Além disso, também se destacou na apresentação do projeto e outras dinâmicas. A edição do Sudeste aconteceu na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/Fumep), na cidade de mesmo nome, interior de São Paulo.

O projeto é coordenado pelo professor Luís Gustavo Monteiro Guimarães, do Departamento de Ciência Térmicas e dos Fluídos (DCTEF). O capitão da Komiketo, Alexandre Chaves, é estudante de Engenharia Mecânica do 11º período. De acordo com Chaves, os próprios alunos cuidam do projeto, desde o planejamento até a construção do veículo. “A Komiketo auxilia no nosso desenvolvimento profissional e em áreas como a proatividade, união e comunicação. Vemos como isso ajuda quando muitos ex-membros da Baja estão empregados”, explica.

Mesmo com alguns empecilhos durante a disputa, como um acidente em que outro carro colidiu com o veículo da Komiketo ou falhas que o motor apresentou, a equipe da UFSJ batalhou para superar as dificuldades até o último momento da competição: “Terminamos com o nosso carro ainda em funcionamento, o que, em uma disputa de 30 equipe, acontece com poucos carros”. Para Alexandre, os principais desafios enfrentados pela Komiketo referem-se a questões financeiras, pois algumas das peças usadas nos bajas são importadas. A UFSJ auxiliou com o transporte e outros custos da viagem.

Agora, o foco do time são os preparativos visando às etapas nacionais da disputa. Após um período de recesso, a Komiketo se reuniu para analisar as falhas do projeto e traçar a estratégia para vencer os próximos desafios, além de se empenharem na arrecadação de recursos financeiros para o projeto: “Com a regional, ganhamos bagagem. A competição mostrou que a equipe é capaz”, diz o capitão do time.

A Komiketo Baja

O Baja é um veículo construído por estudantes das engenharias, buscando colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. A competição reúne as iniciativas semelhantes desenvolvidas em universidades do sudeste e do centro-oeste, onde as equipes disputam e adquirem experiência para a etapa nacional.

Com mais de dez anos de existência, a Komiketo tem um longo histórico de sucesso nas competições regionais e nacionais. A equipe da UFSJ já foi reconhecida como uma das dez melhores do Brasil e entre as regionais do sudeste já alcançou a vice-liderança.