CDB, CAP e CSL recebem primeiros seminários da pesquisa de autoavaliação

Publicada em 05/09/2019

Na próxima semana, os campi Dom Bosco (CDB), Alto Paraopeba (CAP) e Sete Lagoas (CSL) serão os primeiros a sediar os seminários que apresentarão à comunidade os resultados da Autoavaliação Institucional de 2018. Os eventos são promovidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que abordará tanto os resultados gerais quanto a análise individual de cada campus. Os dados foram obtidas por meio da Pesquisa de Autoavaliação Institucional, respondida entre 28 de novembro de 2018 e 25 de fevereiro de 2019 por discentes da graduação e da pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos da UFSJ.

Os relatórios serão apresentados em todos os seis campi da UFSJ. Os primeiros seminários já acontecem na semana que vem: dia 9 de setembro, CDB; dia 10, CAP; e dia 11, CSL. As outras datas marcadas são: 18 de setembro, Tancredo Neves (CTan); 23 do mesmo mês, Santo Antônio (CSA); e 2 de outubro, Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). Com isso, a Comissão espera proporcionar retorno à comunidade acadêmica de forma mais específica, focando em questões que poderiam se perder no relatório geral.

A CPA aproveitará os eventos para coletar contribuições da comunidade que busquem aperfeiçoar a elaboração dos próximos questionários. A participação da comunidade acadêmica é fundamental, pois contribui para, futuramente, aprimorar o ambiente da Universidade para estudo e trabalho.

“O principal objetivo das pesquisas de autoavaliação institucional é identificar os pontos satisfatórios e os pontos a melhorar, contribuindo para as ações da gestão”, destaca o professor Roberto Calazans, presidente da CPA.

Realidades diferentes em cada campus

Cada campus possui necessidades e estruturas diferenciadas. No Dom Bosco, primeiro campus a receber o seminário, a Iniciação Científica foi o ponto mais bem avaliado pelos participantes da pesquisa, enquanto as condições de acessibilidade são o ponto a melhorar. Já no Alto Paraopeba, segundo campus a sediar o evento, o espaço físico da Biblioteca, limpeza e instalações sanitárias são pontos avaliados positivamente; Os investimentos para melhoria da pesquisa, ensino e extensão precisam avançar. No Campus Sete Lagoas, que terá o seminário em 11 de setembro, a pesquisa aponta a necessidade de um maior número de servidores técnico-administrativos para atender plenamente às demandas da comunidade, ao passo que os programas de Iniciação Científica alcançam nível satisfatório na avaliação.

Confira os horários e locais da apresentação de cada Seminário de Autoavaliação Institucional:

09/09/2019 – Campus Dom Bosco, 19h, Auditório
10/09/2019 – Campus Alto Paraopeba, 14h, Anexo da Biblioteca
11/09/2019 – Campus Sete Lagoas, 14h, Auditório
18/09/2019 – Campus Tancredo Neves, 9h, Auditório
23/09/2019 – Campus Santo Antônio, 14h, Auditório
02/10/2019 – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, 14h, Auditório

Para consultar o relatório completo e individual por campi, acesse aqui.