"Semeando Empreendedorismo" oferece cursos gratuitos em Tiradentes

Publicada em 06/09/2019

A Escola Estadual Basílio da Gama, em Tiradentes, será a base para as ações deste semestre do projeto “Semeando Empreendedorismo”, vinculado ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São João del-Rei (Netec/UFSJ). A iniciativa busca semear a cultura empreendedora e desenvolver habilidades que tragam soluções inovadoras para a sociedade, trabalhando com alunos do Ensino Médio da região. As atividades do projeto de extensão têm seu começo previsto para o dia 26 de setembro.

Esta é a segunda edição da oficina que, em sua estreia, atendeu alunos de cinco escolas públicas de São João del-Rei. Desta vez, a oficina atende a região de Tiradentes numa parceria com o Projeto Criar Pontes, celebrado entre as Prefeituras de Tiradentes e Santa Rita do Sapucaí, para estimular o desenvolvimento mútuo na área de empreendedorismo criativo. São 15 vagas disponibilizadas para estudantes do ensino médio da rede pública da região que estejam interessados em trabalhar em equipe, desenvolver a criatividade e seu potencial para se tornarem possíveis empreendedores.

Idealizado pelos professores Dárlinton Carvalho e Fabrício Molica de Mendonça, coordenador e conselheiro do Netec, respectivamente, o “Semeando Empreendedorismo” surgiu da observação da ausência de projetos extensionistas na região voltados para o desenvolvimento do empreendedorismo na formação de jovens e de sua contribuição para o progresso da sociedade. Para o professor Dárlinton, ser empreendedor é uma competência útil em qualquer profissão, e desenvolver esta capacidade pode preparar os jovens para o mercado: “cada vez mais os profissionais serão demandados por habilidades ou capacidades para além das competências técnicas ensinadas tradicionalmente nas escolas, as chamadas soft skills.”

Os cursos

As oficinas de empreendedorismo serão realizadas no espaço do Instituto Vertentes Vale, no turno da tarde, e terão carga horária total de 12 horas, dividida em encontros semanais de três horas de duração. Segundo Dárlinton, as atividades incluem conhecimento tanto teórico quanto prático para despertar nos participantes o pensamento e o comportamento empreendedor: “a metodologia de atuação é centrada na pessoa, buscando uma experiência personalizada, de acordo com o contexto e as necessidades, baseada em aprendizagem ativa e imersiva em uma estrutura holística”, detalha.

Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível aqui

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ apresenta, em parceria com o projeto Comunica Extensão, novidades sobre as atividades extensionistas da UFSJ. Acompanhe!