UFSJ é 2º lugar entre as universidades públicas no Brasil em Impacto de pesquisas

Publicada em 06/09/2019 - Fonte: ASCOM

Divulgado esta semana em Brasília, o relatório da empresa Clarivate Analytics, que traça o cenário da produção científica nacional entre 2013 e 2018, é motivo de comemoração entre cientistas e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os dados contradizem as críticas frequentes dirigidas às universidades públicas brasileiras e reforça o debate diante do atual cenário político no qual a educação pública sofre cortes orçamentários significativos. 
 
A UFSJ está na segunda posição no Brasil no ranking que se refere ao impacto de pesquisas brasileiras no cenário internacional.
 
De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas universidades são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País. 
 
A métrica usada pelo relatório nesse quesito é a de Impacto de Citações Normalizado por Categoria (CNCI, em inglês). 
 
O relatório mostra claramente que o Brasil possui núcleos de excelência científica mundial em diversas áreas do conhecimento, e que as áreas com o maior índice de impacto, segundo o estudo, são as de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, justamente as mais criticadas e consideradas de menor relevância.
 
Segundo o reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira, esse resultado mostra como a comunidade acadêmica da instituição trabalha para o desenvolvimento da comunidade e reforça a importância das instituições federais de ensino superior no crescimento do País.