3º Congresso Vertentes da Psicologia abre para submissão de trabalhos até dia 15

Publicada em 09/09/2019 - Fonte: ASCOM

Tema deste ano busca discutir o papel do psicólogo frente às agitações sociopolíticas no país

O Congresso Vertentes da Psicologia (Convep) traz como tema, em sua terceira edição, “Psicologia e Democracia: Construção na Resistência”. Do dia 29 de outubro a 2 de novembro, o Campus Dom Bosco da UFSJ sediará as atividades, que incluem minicursos, mesas-redondas, workshop, rodas de conversa, dentre outras práticas. Interessados em submeter trabalhos têm até o dia 15 de setembro.

Substituindo a tradicional Semana Acadêmica da Psicologia, o Congresso pretende colocar em voga temas da psicologia relacionados a outras áreas de conhecimento e questões sociopolíticas atuais. A principal marca do Convep é a autonomia dos estudantes na construção do evento. Luísa Marcondes, estudante do 4º período de Psicologia da UFSJ, é uma das organizadoras, e define que o evento “é um congresso de estudante para estudantes, do 1º ao último período, todos têm oportunidades de falar”.

A terceira edição acontece pouco tempo depois das eleições do Conselho Federal de Psicologia, em que uma das chapas, derrotada, pretendia introduzir práticas relacionadas a chamada “cura gay” e outros métodos rejeitados pela comunidade científica. O momento, diz Luísa, é bem refletido pelo tema do evento.

A estudante explica que a temática será bastante diversa, discutindo o papel dos conselhos de psicologia em relação ao SUS, questões de gênero, raça, sexualidade, oficinas artísticas e outras coisas. O Convep quer promover diálogo, ainda, entre outras áreas de conhecimento e universidades. “Profissionais de diversas partes do Brasil irão participar das discussões. É válida essa troca”.

O papel dos professores inclui levantar fundos e trabalhar na comissão científica a fim de possibilitar a realização do Congresso. Mônia Aparecida da Silva, docente do Departamento de Psicologia (DPsic), diz que o Convep ajuda os alunos a terem uma formação mais crítica. “Permite um momento de reflexão, de pensar criticamente a realidade. É importante destacar o protagonismo dos estudantes. Eles estão se esforçando para isso desde o começo do ano”.

Mônia acredita que o Convep enriquece tanto as experiências dos alunos quanto as dos docentes. Cita, por exemplo, que nem todos atuam nas áreas mais abordadas pelo congresso que proporciona novos aprendizados. “A minha área é neuroclínica. Os professores tanto ensinam quanto aprendem.”

História

A iniciativa para o Congresso Vertentes de Psicologia surgiu durante as ocupações universitárias, em 2016. O evento busca discutir ideias e problemas que usualmente não encontram lugar na sala de aula e em outros espaços acadêmicos mais tradicionais. O Convep auxilia os graduandos a desenvolverem uma formação mais ampla, diversa e plural. Os temas e assuntos tratados partem das próprias demandas dos estudantes.

Em 2017, o primeiro Convep, “Ocupação e Emancipação: Psicologia e Luta Política”, teve como base o movimento de luta estudantil e greves que ocorreram em 2016, e objetivou refletir sobre tópicos conectados à conjuntura sócio-política do país.

A segunda edição, “Protagonismo e Vivência: Formação em Movimento”, aconteceu em 2018 e buscou tratar do processo transformativo dos estudantes em sua atuação como indivíduos e politicamente.

Inscrições

As submissões de trabalhos para o 3º Convep já estão abertas e vão até o dia 15 de setembro. Os trabalhos serão publicados nos anais. Estudantes assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica pagam apenas 20% do valor total. As inscrições para palestras, oficinas e outras atividades podem ser feitas on-line no site https://convep.org/participante/inscricao