UFSJ está com edital aberto para Prêmio de Dissertações e Teses Milton Santos

Publicada em 09/09/2019

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) está com edital aberto para a seleção de candidatos ao Prêmio Milton Santos de Dissertações e Teses da UFSJ. Devem ser selecionados os melhores trabalhos defendidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFSJ, em diferentes categorias.

Para concorrer, as dissertações e as teses devem obrigatoriamente estar disponíveis na plataforma Sucupira da Capes; defendidas em 2018; e apresentadas no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação. Cabe aos programas de pós-graduação a divulgação do prêmio entre os docentes, discentes e ex-discentes. E determinar o cronograma para recebimento e avaliação dos trabalhos inscritos. Com a seleção feita, o programa deve selecionar apenas uma dissertação e uma tese e encaminhar, pelo coordenador, para o email sepos@ufsj.edu.br até o dia 30 de setembro.

Premiação

Será composta por certificação de premiação para o autor, orientador, coorientador (es) e ao programa de pós-graduação em que foi defendida a dissertação e a tese. Além da publicação do trabalho pela Editora da Universidade Federal de São João del-Rei. E possibilidade de serem indicados destaques e menções honrosas para os projetos vencedores.

Quem foi Milton Santos?

Milton Almeida Santos foi um geógrafo brasileiro nascido na cidade baiana de Brotas de Macaúba (1926-2001). Considerado um dos principais pensadores sobre território e cidades brasileiras, ele realizava o trabalho de redator no jornal “A Tarde”, entre 1954 e 1964, juntamente com as atividades de professor. Milton passou por instituições brasileiras como a Universidade Católica de Salvador e Universidade Federal da Bahia. E internacionais, como nas universidades de Toulouse, Bordeaux e Paris-Sorbonne, Caracas, Columbia University, entre outras.

Em 1994, recebeu o "Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud", principal prêmio da área. Em 1997, ele recebeu o título de "Professor Emérito da Universidade de São Paulo". E contemplado com o título de "Doutor Honoris Causa" em doze universidades brasileiras e sete universidades estrangeiras.

Confira mais informações sobre inscrições, seleção e premiação no edital.