13º Felit homenageia Milton Hatoum<br /><br />

Publicada em 12/09/2019

Evento começa no dia 18, em São João del-Rei e cidades vizinhas

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Sesc em Minas apresenta a 13ª edição do Festival de Literatura de São João del Rei (Felit), que acontece também nas cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, homenageando o escritor Milton Hatoum, um dos maiores nomes da arte literária nacional. O evento é gratuito.

O Festival reúne 40 autores de várias gerações e estilos de Minas Gerais e de outros Estados. Na poesia, estarão presentes o carioca Paulo Henriques Brito, que vai falar sobre a arte da tradução, e Ana Martins Marques, de Belo Horizonte. Na lista de romancistas, já estão confirmados o gaúcho Daniel Galera, Maria Ester Maciel, Paula Pimenta, Zeca Camargo, e um grupo de autoras que inclui Cris Guerra, Daniella Zupo e Érica Toledo, entre outras.

O escritor Luiz Gifonni aborda a literatura de viagem, dividindo essa mesa com o colega Antônio Júnior, com sessão de autógrafos de obras relacionadas ao tema. Por sua vez, Carla Madeira participa de duas mesas sobre a sua obra, uma delas com a presença de psicanalistas. O jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo participará do encerramento do evento de 2019. “Pretendemos fazer da literatura uma importante ferramenta de socialização”, pondera o curador do Felit, jornalista José Eduardo Gonçalves.

Estão previstas, ainda, performances poéticas, contação de histórias, oficinas, exposições e feiras e lançamentos de livros.

Educação

Um dos organizadores do evento, o jornalista Lúcio Teixeira Carvalho, explica que o Felit não é um evento pontual. Ele acontece ao longo do ano, por meio de atividades educacionais nas cidades de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas. “Temos uma parceria com as escolas da região, para que trabalhem a obra do autor homenageado durante o ano letivo. O resultado é apresentado durante o festival em duas atividades: apresentações artísticas dos alunos e trabalhos artesanais organizados em uma exposição temática, aberta à visitação", detalha Lúcio. Este ano, como o homenageado escreve para adultos e como Milton Hatoum é de Manaus, “propusemos às escolas trabalharem a diversidade cultural da Amazônia, as Lendas Amazônicas”, complementa.

Será lançado, também, o livro “Contos e Relatos de Aprendizes”, assinado por 25 autores de 14 e 15 anos, fruto da oficina de Formação de Jovens Autores que o Felit desenvolve há 12 anos entre alunos da rede de ensino de São João del-Rei.

Gastronomia e artes

A obra de Hatoum vai tomar conta do cardápio dos sete restaurantes parceiros do Festival. Desde 10 de setembro, os estabelecimentos estão apresentando ao público pratos inspirados na culinária da região Amazônica, com gosto mineiro, e na obra do autor homenageado do festival. Os restaurantes também terão uma programação literária paralela, com saraus, contação de histórias, lançamentos de livros e performances.

Parcerias

Esse ano, mais uma vez, o Felit é promovido por uma parceria cultural envolvendo Sesc, Ministério da Cidadania, Lei Rouanet, Cemig, Zetra e Via Comunicação e da Quarteto Comunicação. O evento tem o apoio, dentre outras instituições, da Universidade Federal de São João del-Rei.